O nosso cafezinho de todas as manhãs já nos fornece disposição e energia , mas já imaginou uma bebida que fornece energia constantemente durante o treino? Sim, ela existe! Estamos falando do café com óleo de coco. A mistura já caiu nas graças de muitos adeptos da alimentação saudável e praticantes de atividade física.

O café colabora para o aumento do desempenho esportivo ao retardar o tempo até o cansaço, além de promover mais energia e disposição.

Além disso, a bebida melhora o foco e a concentração de seus consumidores e possui ação termogênica, que estimula a queima de gordura, poupando assim os estoques de glicogênio nos músculos, auxiliando a manutenção da massa magra.

Óleo de coco

Extraído da polpa do coco, o óleo de coco é uma fonte de gorduras saturadas na forma de TCM – Triglicerídeos de Cadeia Média, que são absorvidos rapidamente pelo organismo, gerando energia e evitando o acúmulo de gordura.

Essa substância ajuda a reduzir o colesterol ruim, o LDL e aumentar o HDL, além de possuir ação anti-inflamatória e fortalecer o sistema imunológico

Rico em cafeína, substância estimuladora do sistema nervoso central, o café melhora o estado de alerta e também o desempenho em exercícios de força e aeróbicos. “Ele pode, inclusive, reduzir a percepção da dor durante a atividade física”, explica  especialistas. “Como o efeito da redução é leve, não acarreta risco quando o exercício é executado corretamente.”

A COMBINAÇÃO…
Juntos, os dois ingredientes somam propriedades termogênicas e, por isso, funcionam como excelente pré-treino. “Mas a bebida também pode ser consumida como lanche, para saciar a fome e melhorar o estado de alerta durante o trabalho ou estudo”,segundo especialistas.

Pensou em adoçar? Desista! “Não é recomendado usar nenhum tipo de açúcar ou adoçante. O sabor doce é reconhecido como glicose pelas papilas gustativas, que como resposta liberam insulina.” Porém, quando nenhum carboidrato é consumido na sequência, o resultado é aquela vontade incontrolável de comer doce no meio da tarde.

O ideal é que a bebida seja consumida apenas uma vez ao dia, se possível pela manhã. “O óleo de coco tem a função de melhorar a atividade intestinal e seu excesso pode soltar o intestino”.“Além disso, esse café turbinado pode alterar o sono se for tomado à noite.” A especialista acrescenta ainda que pessoas com intolerância à cafeína devem evitar o consumo.