Você é um coffee lover assumido? O que faz com os restos, como os grãos não utilizados  e a borra?Joga fora? Bem, em breve você poderá reutilizá-los em diversas frentes renováveis. A startup Briitânica bio-bean fez parceria com a Shell ( RDSB ) e a Argent Energy para criar um biocombustível  a base de café que será usado nos ônibus diesel de Londres, um processo capaz de transformar o que iria para o lixo em biocombustível.

A empresa produziu 6.000 litros de óleo de café para o projeto piloto com a autoridade de transporte de Londres – o suficiente para ajudar a fornecer o equivalente a um ônibus da cidade por um ano.

“É um excelente exemplo do que pode ser feito quando começamos a reimaginar o desperdício como um recurso inexplorado”, disse o fundador do biológico, Arthur Kay, em um comunicado.

A startup recolhe os cafés usados em cafeterias, restaurantes e fábricas, e os transporta para a sua instalação de reciclagem. Lá, são secos antes do óleo de café ser extraído.

O óleo de café é então misturado com outros combustíveis para criar biocombustíveis B20, que pode ser usado em ônibus diesel sem modificação.

“O café gasto é altamente calorífico e contém compostos valiosos, tornando-os uma matéria-prima ideal para produzir combustíveis limpos”, diz a empresa em seu site.

Com o sucesso local, Arthur espera levar a idéia para outros lugares do mundo, incluindo os Estados Unidos e o Brasil.”O Brasil é um destino certo para o negócio porque bebe 140 bilhões de xícaras de café por ano”, diz, Arthur Kay em um comunicado. A implementação de algo semelhante no Brasil, de acordo com a própria Shell, depende do interesse de outras empresas nacionais.