Sítio Canaã
Bourbon Vermelho
Chapada Diamantina – BA

Nossa edição desse mês tem uma história de muita luta, trabalho e amor pela agricultura. Kleumon Moreira começou a trabalhar com o café aos 12 anos, aprendendo tudo com sua mãe. Mas muita água rolou por debaixo da ponte até o plantio do primeiro pé de café.

 

O café do mês chegou ao clube, através do nosso parceiro Bruno Andrade.

Ele é de Varginha, mas já morou e explorou o Brasil e o mundo. Entrou no universo do café devido o seu contato constante com produtores, e sua experiência em diferentes países. Sua família produz cafés especiais na região de Monsenhor Paulo e Campanha, o que agrega muito no seu entendimento de toda a cadeia de produção e consumo. Sendo Q-grader, Bruno atua como Coffee Hunter para microtorrefações, cafeterias, exportadores e importadores de cafés especiais. Em suas andanças pelo Brasil em busca dos melhores cafés, ele nos trouxe os cafés da chapada diamantina, famosos no mundo todo!

A história

A família morava na zona rural do município de Piatã – Ba, e os pais tiravam o sustento da casa trabalhando com a cultura de cana de açúcar para produção de cachaça.

Em 1998, buscando melhores condições de vida, toda a família se mudou para a cidade, mas manteve o cultivo de arroz, feijão, banana e cana de açúcar. Mais tarde, em 2002, por complicações de saúde do pai e da irmã mais nova, Kleumon precisou ir para a labuta com a mãe. Capinavam chácaras de café da região de Piatã, e se manteve nesse trabalho por 4 anos.

O trabalho nas fazendas de café foi o primeiro contato do produtor com a cafeicultura, mas ele se fortaleceu em 2006, quando recebeu uma proposta para trabalhar na Fazenda Divino Espírito Santo, onde se encantou com o processo completo: da plantação até a xícara.

Isso tudo serviu de inspiração para ter a sua própria fazenda de café, mas faltava o essencial. A porção de terra! Após compartilhar o sonho com sua esposa, batalharam para adquirir 3,5 hectares em 2014.

Em 2016 plantaram os primeiros pés de cafés, e escolheram cultivar 12 variedades diferentes, para ter microlotes mais exóticos com um sabor único! Em 2018 veio a primeira colheita com destaque para a qualidade do Bourbon Vermelho. E este é o nosso café do mês!

Análise
Sensorial

Tipo: Arábica

Pontuação: 88 pontos

Processo: Natural

Variedade: Bourbon Vermelho

Safra: 2018/2019

Sabor: Frutas vermelhas, Melaço e Erva Cidreira

Torra: Média

Altitude: Entre 1.250m e 1.300m

Acidez: Cítrica

Bebida: Especial

Retrogosto: Marcante

Região: Piatã Chapada Diamantina Bahia

Apsa- Agropecuária Santo Antônio

Café Especial

Cafés Especiais

Fazendas
Premiadas & Consagradas

Faça seu plano, e receba em sua casa cafés especiais para saborear!

quero ser um coffee lover