O Japão tem um novo café onde os clientes podem desfrutar um saboroso cafezinho elaborado e servido por um robô barista. O robô chamado Sawyer estreou no mês passado no Henna Cafe, no centro comercial de Tóquio e distrito comercial de Shibuya. O café-robô segue uma tendência na sociedade japonesa, em que o envelhecimento rápido da população está provocando falta de mão-de-obra.

O nome da loja em japonês significa “café estranho”. O robô digitaliza um bilhete comprado de uma máquina de venda automática e cumprimenta o cliente: “Você gostaria de provar um café delicioso?”. O barista robô, com uma tela mostrando um par de olhos de desenhos animados, pergunta em um tom plano: “Eu posso fazer um melhor do que os seres humanos por aqui”.

Tritura os grãos de café, enche um filtro e derrama água quente sobre um copo de papel para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Um café comum no Henna Café custa em torno de $320 ienes (aproximadamente R$ 9,35). O robô Sawyer também pode operar uma máquina automatizada para outras seis bebidas quentes, incluindo cappuccino, chocolate quente e chá verde. A cafeteria tem atraído principalmente jovens do sexo masculino,
que tiram fotos do robô enquanto esperam por seus pedidos em fila.

A agência de viagens H.I.S Co, empresa que opera a cafeteria, acredita que os robôs melhoram muito a produtividade do negócios, além de entreter os clientes.

“Nós queremos que o robô entretenha os clientes, assim a experiência não é a mesma de comprar um café em uma vending machine” – diz Masataka Tamaki, gerente geral de planejamento corporativo na H.I.S.

E a estratégia tem sido bem recebida. Takeshi Yamamoto, um senhor de 68 anos que trabalha em um restaurante próximo ao Henna café aprovou a novidade. “Você consegue comprar café feito por máquinas em lojas de conveniência também, e eles são muito bons, na verdade. Mas aqui, eu me diverti bastante” – diz. Yamamoto Tamaki diz que é necessária apenas uma pessoa para supervisionar o robô barista, ao contrário dos vários colaboradores necessários em uma cafeteria comum e que ele pode fazer cafés com melhor qualidade a um preço razoável.

Esse universo mágico de aromas e sabores é realmente incrível, e nos traz cada vez mais inovações surpreendentes.

Veja o vídeo do Robô barista Sawyer em ação:

 

Fonte: Blog do Madeira-Coluna pausa para o cafezinho