Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato
Clever na tradução inglesa, quer dizer inteligente. Já pensou em extrair o café de acordo com o perfil sensorial que mais te agrada? É exatamente isso que esse método proporciona, uma forma simples e inteligente de extrair seu café, pois conta com uma válvula que permite ao consumidor controlar o tempo de contato da água com o café, o que interfere diretamente nas características e no sabor da bebida que chega à xícara.
De design cônico, a cafeteira, que pode ser de acrílico, cerâmica ou vidro, inclui ranhuras na parte interna. A Clever Dripper trabalha a partir da imersão total do café. Para extraí-lo, o pó fica submerso na água quente por cerca de 2 a 3 minutos. Ela possui uma tampa que mantém a temperatura da extração durante todo o processo e um pires que ampara a cafeteira, evitando respingos. Assim como um porta filtro tradicional, a Clever pode receber filtro de papel, pano ou metal.
Ainda que parecido com um porta filtro tradicional, a Dripper Clever tem um grande diferencial que é a presença de uma válvula capaz de reter ou liberar o fluxo de água. Ele é feito de silicone e veda totalmente a saída de líquidos quando está fechado. Com o sistema de trava conhecido como “shutt off”, que veda o fluxo do líquido quando não está sobre uma xícara, a água permanece em contato com o café, proporcionando o controle do tempo de infusão e, consequentemente, inúmeras variações de sabor. Da mesma forma, a extração é interrompida automaticamente quando o porta filtro é retirado da xícara.
Assim, é o consumidor quem define qual será o tempo de imersão do café na água antes de iniciar a filtragem.
Ao permitir uma variação muito grande entre a quantidade de café moído, o volume de água utilizado e o tempo de contato com o pó, o perfil da bebida extraída varia de acordo com as preferências pessoais de cada um.
Na xícara, o perfil de um café de qualidade é o resultado de uma equação simples: o tempo de contato em que a água quente extrai do grão moído elementos como cafeína, açúcares, ácidos e óleos.
Na Clever, esse perfil será definido por você, consumidor. Tudo depende da moagem escolhida, da quantidade de água vertida sobre o café torrado moído e do tempo de infusão. O resultado será uma bebida mais ou menos ácida, encorpada ou doce, com mais ou menos quantidade de cafeína, óleos e outros elementos.
Aproveite e teste seu café, não se retenha a receitas, utilize diversas moagens, tempo de infusão diferente e descubra a receita que mais lhe agrada, afinal, nesse universo tudo é permitido e toda experiência é válida!
Passo a passo para fazer sua Clever:
Ingredientes:
- 300 ml de água (e quantidade que baste para escaldar o filtro);
- 30g de café de qualidade superior em grãos
Modo de preparo:
- Pese os grãos e processe em moagem média grossa;
- Ferva a água e aguarde até a temperatura cair para 95 graus;
- Escalde o filtro, pressione o fundo do utensílio sobre uma caneca e dispense a água, para eliminar resíduos da fabricação e o sabor do papel;
- Despeje o grão moído no filtro escaldado;
- Verta a água quente em fluxo direto e movimento cíclico sobre o café moído e deixe em infusão por 2 minutos. Há quem goste de misturar pó e água com uma colher;
- Coloque a Clever sobre a xícara e logo o fluxo será liberado;
- Beba em seguida.
Funcional e prático, a Clever é um método também indicado para iniciantes no universo dos cafés especiais. A justificativa é permitir que o consumidor teste diversas nuances do café e descubra qual a que mais agrada ao paladar e estilo de vida.
0 comentários