Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato
O affogato é uma iguaria quente e fria disponível em muitos cardápios de cafeterias de especialidade, bem como em restaurantes.
É uma mistura rica e cremosa de dois sabores muito diferentes. Embora geralmente seja considerada uma sobremesa, algumas pessoas acreditam que o affogato é uma bebida. É originário da Itália, mas agora pode ser encontrado em todo o mundo.
O affogato
O affogato é uma sobremesa feita com dois ingredientes principais: sorvete de baunilha e café espresso. Originalmente inventado na Itália, a palavra “affogato” é traduzida literalmente como “afogado” em português. Faz sentido, já que o affogato nada mais é do que uma bola de sorvete “afogada” em espresso.
Apesar das discussões sobre se o affogato é uma sobremesa ou não, há consenso sobre como tomá-lo. Em geral, é recomendável que você despeje o café sobre o sorvete antes de servir e tome-o antes de derreter.
As variações em cafeterias são muitas, serve-se com biscoitos, creme de avelã, chantilly, caramelo e é exatamente essa última que vamos ensinar.
Receita do caramelo cremoso
A primeira coisa que vamos fazer é o caramelo e seguimos a receita da página Essa Receita Funciona para não ter erro e ficar delicioso.
Ingredientes
- 1 xícara de chá de açúcar;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 100g de creme de leite;
- 1 pitada de sal
Como fazer o caramelo cremoso
Primeiramente, coloque em uma panela o açúcar e leve para derreter em fogo baixo até ficar na cor âmbar. Muita atenção nessa parte e cuidado para não passar do ponto e seu caramelo ficar com gosto de queimado.
Acrescente a manteiga e misture até derreter completamente. Adicione com cuidado pois vai ferver e subir um vapor quente – por isso é importante usar uma panela de tamanho médio e funda.
Finalize com o creme de leite e o sal e mexa até que todos ingredientes fiquem bem incorporados.
Desligue o fogo, despeje em uma tigela e espere esfriar completamente.
Depois que o caramelo esfriar, vamos fazer a montagem do nosso affogato.
Você vai precisar:
1 taça de sua preferência
2 bolas de sorvete de baunilha
1 espresso, pode ser de cápsula, desde que o café seja de qualidade (afinal, não queremos estragar nossa receita)
1 dose do caramelo.
Montagem:
Na taça coloque as duas bolas de sorvete, depois o espresso e por fim o caramelo, a quantidade pode ser ao seu gosto.
Pronto, temos uma sobremesa tradicional das grandes cafeterias, agora é só degustá-la!
0 comentários