Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato
Quentão combina com café?
Claro que a gente foi testar a receita e acredite, deu muito certo!
Hoje, dia 24 de junho, comemora-se o dia de São João. São João é conhecido como o “Santo Festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças, pratos, bebidas típicos e brincadeiras.
E falando em pratos e bebidas típicos, tem algo mais típico do que um quentão? Ainda mais nesse friozinho, esquenta até a alma, não é mesmo?
É importante começar frisar que não existe consenso sobre a origem do quentão! Mas há quem diga que a bebida foi criada no interior de Minas Gerais e São Paulo, quando a população resolveu adicionar especiarias à cachaça para aquecer o corpo durante as festividades comemorativas dos três santos de junho: Santo Antônio, São Pedro e São João.
Inclusive, o nome “quentão”, de acordo com Amadeu Amaral, folclorista e autor de “O dialeto caipira”, é de origem caipira. Já outros estudiosos da bebida ligam sua origem ao ciclo da cana-de-açúcar, ainda nos primeiros anos de colonização. O certo é que a produção canavieira e a dificuldade de acesso a outras bebidas destiladas permitiu a criação de uma bebida saborosa e tipicamente brasileira, que é o quentão.
Vamos parar a enrolação e ir direto à receita? Afinal, as festanças estão aí e estamos doidos para aproveitar!
Ingredientes
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 casca de canela
6 cravos da índia
3 rodelas de gengibre
1 rodela de laranja
100ml de água filtrada
50ml de cachaça
1 limão
fatias de maçã
300ml de café especial Cafés do Brasil Club de perfil frutado pronto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o açúcar mascavo, a canela, os cravos, o gengibre, a laranja, 100ml da água e leve para ferver. Aqui a ideia é derreter o açúcar até que ele comece a caramelizar. Abaixe o fogo e coloque a cachaça. Deixe em fogo baixo por 1 minuto e em seguida, coloque o suco de 1 limão espremido. Tire do fogo após 30 segundos.
Coloque o quentão por cima do café coado e misture para homogeneizar a bebida. Sirva e coloque fatias de maçã e uma canela em pau para dar aquele toque final.
E, anarriê!!!
0 comentários