Brindes em todas as assinaturas

Frete gratis acima de R$199 na loja

Brindes em todas as assinaturas

Frete gratis acima de R$199 na loja

17 de maio – Dia mundial da reciclagem, vamos aprender a reutilizar a borra de café?

por | maio 17, 2023 | Receitas | 0 Comentários

Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato

 

Instituído pela UNESCO, o Dia Mundial da Reciclagem é comemorado no dia 17 de maio com intuito de estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos, por isso vamos ensinar aqui maneiras de usar a borra do seu café depois de consumir sua deliciosa xícara.

A borra de café pode parecer um resíduo inocente – afinal, é apenas a sobra de um produto orgânico. Mas se engana quem pensa assim.

Além de acumular nos canos com corrente de água mais fraca, provocando entupimentos, ela é bastante prejudicial ao meio ambiente.

Quando a borra de café é jogada no lixo, ela se decompõe rapidamente, liberando metano (CH4), um gás incolor, altamente inflamável e que contribui de forma significativa para agravar o efeito estufa: ele é 20 vezes mais potente que o gás carbônico (CO2), causando desequilíbrio na camada de ozônio.

Adubo com borra de café

Uma das formas mais comuns de reaproveitar a borra de café é como adubo para plantas.

O ideal é que o pó seja diluído na água da rega, de modo que os nutrientes sejam liberados aos poucos no solo.

Outro modo interessante de utilizar a borra de café como adubo é misturando-o com algum outro resíduo orgânico, como cascas de ovos ou cascas de frutas.

Dessa forma, você equilibra a quantidade e a variedade de nutrientes que irão para a terra.

A receita é bem simples: coloque porções iguais de pó de café, cascas de ovos e casca de banana no liquidificador e, em seguida, adicione um litro de água fria. Lembrando que as cascas de ovos devem estar limpas, secas e previamente trituradas até virar farinha.

Bata essa mistura no liquidificador até virar um caldo grosso e espesso. Deixe fermentar por dois ou três dias em local arejado e sombreado. Depois, basta misturar esse liquido com a água da rega e adubar suas plantinhas.

Composteira

A borra do café ainda pode ser utilizada na composteira. Ela vira adubo ao se misturar com os demais resíduos orgânicos depositados para compostagem. Isso sem falar que as minhocas amam café!

Borra de café no rosto

Você sabia que a borra de café pode se transformar em uma ótima máscara facial? Pois é!

O pó do café ajuda a deixar a pele macia e com aparência mais firme. Para isso, basta misturar um pouco da borra de café em duas colheres de sopa de óleo de coco. Passe essa mistura na pele de todo o rosto e pescoço fazendo movimentos suaves e circulares. Aguarde cerca de 20 minutos e enxague em seguida.

Exfoliação para pele

O pó de café possui grãos de tamanho ideal para uma exfoliação suave da pele, tanto do rosto, quanto do corpo.

Óleo de coco e borra de café

No entanto, é preciso ter cuidado para não agredir a pele. Por isso, a recomendação é misturar o pó em um creme ou óleo corporal e, em seguida, aplicar sobre a pele com movimentos suaves.

Enxague em seguida.

Use para o crescimento do cabelo

Quer madeixas longas e macias? Então aplique borra de café diretamente nos fios. E isso não é crendice popular! Diversos estudos ao redor do mundo, incluindo um realizado pelo Departamento de Dermatologia da Universidade de Jena, Alemanha, afirmam que a borra de café estimula o crescimento do cabelo.

De acordo com o estudo, a cafeína presente tanto no café liquido, quanto na borra, apresentaram efeitos positivos no desenvolvimento e crescimento dos fios, acelerando, inclusive, esse processo.

Para isso, você precisa apenas aplicar borra de café no couro cabeludo, massagear suavemente por alguns minutos e pronto. A recomendação é que esse tratamento seja realizado duas vezes por semana para melhores resultados.

Eliminação de odores das mãos

Ninguém gosta de ficar com as mãos fedendo a alho, cebola ou peixe, não é mesmo? Mas ainda bem que você tem borra de café aí na sua casa.

Esse pozinho mágico é perfeito para tirar odores desagradáveis da mão. Basta aplicar um pouco da borra de café na mão e esfregar suavemente, lembrando de passar o pó entre os dedos e nas unhas. Enxague em seguida e pronto.

Repelente de insetos

E que tal agora fazer um repelente de insetos usando borra de café? Ele funciona muito bem para moscas e formigas.

Comece misturando 100 gramas de borra de café em um litro de água. Agite bem e na sequência transfira o liquido para um borrifador. Depois é só aplicar nos locais onde os insetos aparecem.

Afaste o mosquito da dengue

E, por fim, mais uma super utilidade para a borra do café: repelir os mosquitos da dengue.

Basta colocar a borra de café no pratinho das suas plantas. Além de matar os ovinhos do mosquito, a borra de café ainda impede que os mosquitos depositem novas larvas no local.

Anotou todas as dicas? Então agora não tem mais desculpa para jogar a borra de café no lixo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes do Blog

Café Limpo: Combustível natural para seu cérebro

O termo "limpo" sugere que o café é de alta qualidade, produzido com métodos que preservam seus benefícios naturais. Descubra os efeitos poderosos do café em nosso cérebro, podendo melhorar significativamente nossa rotina diária. Vamos explorar como o café limpo age...

Independência e Tradição: O Brasil na sua Xícara

Neste 7 de setembro, comemoramos não apenas a independência do Brasil, mas também a independência dos nossos pequenos e grandes produtores, que, com paixão e dedicação, entregam o melhor café possível. Cada lote é cuidadosamente escolhido, cada história contada com...

Quentão no dia de São João, mas claro que tem café!

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato   Quentão combina com café? Claro que a gente foi testar a receita e acredite, deu muito certo! Hoje, dia 24 de junho, comemora-se o dia de São João. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são...

A técnica Tetsu ou 4:6 do método V60

Texto: Lidiane Moura   Se você pesquisar V60 no Google, logo aparecem temas abordando a técnica Tetsu ou método 4:6. Essa técnica foi criada por Tetsu Kasuya que se tornou o primeiro asiático a vencer o World Brewers Cup , em 2016. O sucesso foi tanto que em...

O que faz um café ser especial?

Texto: Lidiane Moura Será que só de olhar para um pé de café dá para saber se ele é especial ou não? A resposta é não. O café é um fruto e como tal, em seu pé existem os frutos que estão maduros, os que estão verdes, os que já passaram do ponto, chamados passas ou...

Explorando o doce sabor do Café Honey

Texto: Lidiane   Na edição de maio de 2024, nossos assinantes estarão recebendo um café de processamento Honey, mas afinal, você sabe como funciona esse processamento? Já adianto, preparem suas xícaras e se preparem para uma viagem sensorial pelo mundo fascinante...

Você sabe o que é “ratio” no universo dos cafés?

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato Se você está iniciando no universo do café agora ou já tem um tempo de caminhada, certamente já ouviu falar de “ratio”, que nada mais é que uma importante variável utilizada para adquirir uma padronização e uma busca pelo...

Smoothie de café

Texto: Lidiane Moura Foto: Charone Borato O café é uma daquelas bebidas que desperta paixões e opiniões - ou você ama, ou odeia. Presente nas manhãs de bilhões de pessoas ao redor do mundo, o café é considerado o estimulante mais popular. Não há sensação melhor do que...

Descobrindo novas formas de tomar café: gelado com nitrogênio

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato No dia que comemoramos o descobrimento do Brasil, não poderíamos deixar de trazer novos descobrimentos sobre as maneiras de apreciar o café e dessa vez é o café resfriado com nitrogênio. Café resfriado com nitrogênio, você já...