Tem palha no meu café especial?

por | nov 14, 2022 | Curiosidades | 0 Comentários

Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato

Não é nenhum segredo que recomendamos moer seu café na hora do preparo afim de obter a melhor experiência de sabor. O investimento em um moedor de qualidade vem com um pouco de aprendizado e algumas surpresas ao longo do caminho. Uma das surpresas que nos perguntam com frequência é “O que são esses flocos castanhos claros quando eu moo meu café?”. Ou para quem recebe o café já moído, “tem palha no meu café?”, “o café tem misturas, impurezas?” Felizmente, temos as respostas, e não há absolutamente nada para se preocupar quando você vê esses flocos.

Geralmente esses flocos aparecem nos cafés especiais de torra mais leve, ou seja, clara ou média. Não é por acaso que os flocos marrons claros, também conhecidos como “película prateada, ou a epiderme, do fruto do café”, aparecem neste momento, pois fazem parte tanto de cafés mais leves e de alta qualidade quanto de moagem fresca. Uma camada muito fina de película prateada que se encontra no café verde é removida durante o processo de torrefação. No entanto, há uma certa quantidade que ainda está presente dentro das dobras do grão de café.

 

grão de caféImagem extraída do Manual do Café – Colheita e Preparo – Emater (MG) 2016.

A Película Prateada é constituída de celulose, que depois de formada não sofre qualquer alteração em suas dimensões. Tanto é verdade que quando ocorre a sequência de reações de Pirólise durante o processo de torra de café, a Película se rompe num evento conhecido de “Efeito Hulk”, numa comparação à famosa transformação do Dr. Banner no verdoso gigante.

A película prateada não tem sabor real e não é conhecido por ser prejudicial à sua bebida, portanto, não tenha medo de sabor ruim ou contaminantes.

Tem palha no meu café especial?

Fonte da imagem: https://docplayer.com.br/66907164-Fisiologia-da-germinacao-formacao-de-mudas-propagacao-e-plantio-de-cafe.html

A película prateada é muito comum quando:

  • A torra é de cor média a muito clara;
  • O café é um processo “lavado”;
  • Cafés que crescem a mais de 1.220 – 1370 metros de altitude, resultando em um grão mais duro que mantém a película prateada mais firme durante a torra

Existem algumas razões pelas quais você pode não encontrar esses flocos ao moer seu café, mesmo que ele seja de alta qualidade e torrado mais leve. Aqui estão alguns motivos pelos quais você não verá:

  • O café é escuro na torra;
  • O café é um processo “natural” ou “honey”;
  • A altitude abaixo de 1.200 metros, o que significa que o grão é mais macio e a casca prateada é mais facilmente liberada durante a torra.

A película prateada é uma parte natural da planta do café, então quando você vê flocos marrons claros em seu café moído, pode ser um bom sinal de que você tem café de alta qualidade! Prepare como de costume e delicie-se.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes do Blog

Double Caxambu da Ucha: um café raro que homenageia as mulheres

Em celebração ao Mês das Mulheres, o Cafés do Brasil Club apresenta o Double Caxambu, uma edição rara e irrepetível produzida por Carmen Lúcia (Ucha), presidente da BSCA e líder da Fazenda Caxambu.

Esse café pontuado em 87 pontos reflete a força e delicadeza das mulheres na cafeicultura, trazendo um perfil sensorial sofisticado com notas florais, frutas cítricas, milho doce e mel.

Com um processo exclusivo, o Double Caxambu combina técnicas como Honey Coffee, fermentação anaeróbica e Fully Washed, resultando em um café limpo, vibrante e inesquecível.

Mais do que um café, essa edição é um tributo às mulheres que cultivam, transformam e inspiram a cafeicultura brasileira e mundial.

📌 Edição limitada – uma safra que não se repetirá!

👉 Leia mais e descubra essa homenagem na xícara! ☕💛

O café Fake está nas prateleiras do supermercado! CUIDADO!

O mercado brasileiro está sendo invadido pelos cafés fake, produtos que parecem café, mas são compostos por folhas, cascas de árvore e subprodutos, sem grãos de café verdadeiros. Essa fraude se tornou uma concorrente direta do café extraforte tradicional, que já utilizava a torra carbonizada para mascarar impurezas. Agora, a situação piorou com a venda de produtos que quase não contêm café.

Café Moca: Anomalia ou tesouro?

Descubra o que faz essa variedade que antes foi classificada como anomalia ser um tesouro na sua xícara.   O Que é o Café Moca? O Café Moca é uma das variedades mais intrigantes do mundo dos cafés. Ele é conhecido pelos grãos únicos, geralmente menores e...

Café Limpo: Combustível natural para seu cérebro

O termo "limpo" sugere que o café é de alta qualidade, produzido com métodos que preservam seus benefícios naturais. Descubra os efeitos poderosos do café em nosso cérebro, podendo melhorar significativamente nossa rotina diária. Vamos explorar como o café limpo age...

Independência e Tradição: O Brasil na sua Xícara

Neste 7 de setembro, comemoramos não apenas a independência do Brasil, mas também a independência dos nossos pequenos e grandes produtores, que, com paixão e dedicação, entregam o melhor café possível. Cada lote é cuidadosamente escolhido, cada história contada com...

Quentão no dia de São João, mas claro que tem café!

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato   Quentão combina com café? Claro que a gente foi testar a receita e acredite, deu muito certo! Hoje, dia 24 de junho, comemora-se o dia de São João. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são...