Caipirinha de café

por | fev 13, 2023 | Receitas | 0 Comentários

Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato

O carnaval está chegando e nada melhor do que uma receita de caipirinha de café para dar aquele gás e energia extra para a folia.

Que a caipirinha é o drink mais famoso feito com Cachaça, o mundo inteiro sabe. E nessa postagem vamos esclarecer algumas pequenas dúvidas sobre ela.  A amada Caipirinha caiu no gosto popular de uma maneira meio peculiar, como tudo que envolve a História da Cachaça. Segundo relato de historiadores e populares, a receita da Caipirinha surgiu como forma de um remédio para combater um surto de gripe, que se espalhava pelo interior de São Paulo no início do século XX, sua receita original continha alho, mel, limão e Cachaça.

Espertos que foram, mesmo depois de curados da gripe, os pacientes continuavam a consumir a mistura. Assim, ela logo se popularizou e em pouco tempo houve adaptações de forma a deixá-la com menos ar de remédio.

“A caipirinha nasceu como remédio para o corpo e hoje é o tratamento da alma.”

Caipirinha ganhou diversas adaptações, como o uso de outras frutas e mistura de sabores. Porém, a que se manteve íntegra, tradicional e faz sucesso até os dias de hoje é: Cachaça, limão, açúcar e gelo. O drink que se popularizou além das fronteiras e espalhou a cultura Cachaceira por todos os cantos do mundo.

E claro que em algum momento, alguém teve a brilhante ideia de colocar café. E não é que a receita deu super certo!

Ingredientes:

75ml de Cachaça

1 Limão

30g açúcar

5 cubos de gelo

1 espresso curto (30ml), aqui usamos nosso blend Tupiniquim, um café com notas florais, melaço de cana e própolis.

Modo de preparo:

Antes de mais nada, prepare o café espresso e separe. Dessa forma, ele vai perdendo a temperatura durante o preparo.

Em seguida, corte o limão em quatro partes, em formato de “meia lua”. Importante ressaltar que diferente do que se diz por aí que é preciso tirar o miolo para não amargar, o que amarga é o tempo que se demora para consumir a bebida, pois o limão pode liberar o ácido de forma mais intensa e, assim, amargar sua bebida.

Coloque os limões em sua coqueteleira, procurando deixar a maior superfície de casca para cima.

Em seguida, acrescente os 30g de açúcar sob o limão cortado.

Agora, pressione o limão e o açúcar, com o auxílio de um macerador. A intenção é liberar o suco sem que o sumo da casca tome conta da receita.

Feito isso, acrescente os cubos de gelo.

Em seguida, coloque a cachaça e prepare-se para chacoalhar seu drink!

A caipirinha já está pronta! Tradicionalmente coloca-se em copos baixos, escolha o seu e despeje a bebida.

Agora finalize com o espresso e uns grãozinhos de café para decorar.

Caso você não tenha uma máquina em casa, pode fazer o café coado em uma proporção um pouco mais concentrado ou mesmo o café na Moka Italiana, conforme já ensinamos por aqui.

 

Sugerimos misturar a bebida para aproveitar todos os sabores.

Aproveite para pular carnaval, sem abrir mão do café!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes do Blog

Double Caxambu da Ucha: um café raro que homenageia as mulheres

Em celebração ao Mês das Mulheres, o Cafés do Brasil Club apresenta o Double Caxambu, uma edição rara e irrepetível produzida por Carmen Lúcia (Ucha), presidente da BSCA e líder da Fazenda Caxambu.

Esse café pontuado em 87 pontos reflete a força e delicadeza das mulheres na cafeicultura, trazendo um perfil sensorial sofisticado com notas florais, frutas cítricas, milho doce e mel.

Com um processo exclusivo, o Double Caxambu combina técnicas como Honey Coffee, fermentação anaeróbica e Fully Washed, resultando em um café limpo, vibrante e inesquecível.

Mais do que um café, essa edição é um tributo às mulheres que cultivam, transformam e inspiram a cafeicultura brasileira e mundial.

📌 Edição limitada – uma safra que não se repetirá!

👉 Leia mais e descubra essa homenagem na xícara! ☕💛

O café Fake está nas prateleiras do supermercado! CUIDADO!

O mercado brasileiro está sendo invadido pelos cafés fake, produtos que parecem café, mas são compostos por folhas, cascas de árvore e subprodutos, sem grãos de café verdadeiros. Essa fraude se tornou uma concorrente direta do café extraforte tradicional, que já utilizava a torra carbonizada para mascarar impurezas. Agora, a situação piorou com a venda de produtos que quase não contêm café.

Café Moca: Anomalia ou tesouro?

Descubra o que faz essa variedade que antes foi classificada como anomalia ser um tesouro na sua xícara.   O Que é o Café Moca? O Café Moca é uma das variedades mais intrigantes do mundo dos cafés. Ele é conhecido pelos grãos únicos, geralmente menores e...

Café Limpo: Combustível natural para seu cérebro

O termo "limpo" sugere que o café é de alta qualidade, produzido com métodos que preservam seus benefícios naturais. Descubra os efeitos poderosos do café em nosso cérebro, podendo melhorar significativamente nossa rotina diária. Vamos explorar como o café limpo age...

Independência e Tradição: O Brasil na sua Xícara

Neste 7 de setembro, comemoramos não apenas a independência do Brasil, mas também a independência dos nossos pequenos e grandes produtores, que, com paixão e dedicação, entregam o melhor café possível. Cada lote é cuidadosamente escolhido, cada história contada com...

Quentão no dia de São João, mas claro que tem café!

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato   Quentão combina com café? Claro que a gente foi testar a receita e acredite, deu muito certo! Hoje, dia 24 de junho, comemora-se o dia de São João. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são...