Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato
Imagine você, apaixonado por café, em um expedição pelo Cerrado Mineiro, visitando a fazenda ganhadora do prêmio Melhor Café do Ano 2022 eleita pelos assinantes da Cafés do Brasil Club e também visitar fazendas ganhadoras do Cup Of Excelence 2018 e 2021, com altas tecnologias sendo aplicadas e um jardim experimental de variedades de café até então nunca ouvidas. Imaginou? Essa foi a experiência que os assinantes Olivia Brasil e Christian Fedrizzi Lima puderam vivenciar entre os dias 01 e 02 de fevereiro.
Mas para você entender como chegamos até aqui, vamos voltar um pouquinho e contar como a Olívia e o Christian foram parar nessa viagem pra lá de especial!
No final do ano de 2022, nós da Cafés do Brasil Club abrimos uma votação no Instagram para que nossos assinantes pudessem escolher dentre os 12 cafés enviados durante o ano, aquele que mais agradou seu paladar. Entre os três finalistas, a Fazenda Inhame foi eleita:
Com o resultado em mãos, hora de sortear quem iria participar dessa expedição com uma viagem com tudo pago pela Cafés do Brasil Club para a fazenda ganhadora em Campos Altos – MG!
Foi criado um formulário para que os assinantes do Clube, que tivessem interesse e disponibilidade para a viagem preenchessem, assim se tornavam elegíveis para o sorteio.
Os ganhadores foram:
Christian Fedrizzi Lima – São José – SC
Olívia Brasil – Varginha – MG
A aventura começou no dia 31/01/2023, quando a equipe da Cafés do Brasil Club saiu de Varginha com a assinante Olívia, rumo a Carmo do Paranaíba, nossa primeira parada para conhecer as fazendas que ainda vão sair no clube esse ano, olha que privilégio! No dia 01/02, nossa primeira visita foi ao escritório do grupo Andrade Bros, conhecemos ali os produtores Eduardo, Rômulo e Ismael. Vivenciamos uma experiência sensorial incrível tomando excelentes cafés, eles foram os campeões do CUP OF EXCELLENCE 2018, já dá para imaginar o nível dos cafés não é mesmo?
A experiência estava só começando, depois do escritório, fomos levados a Fazenda Lagoa Seca e depois a Fazenda Capim Branco, conhecemos a história da fazenda, bem como seus processos, e um jardim experimental lindo com diversas variedades de cafés exóticos e diferentes, aos quais inclusive, já ficamos ansiosos por experimentar! O cuidado com a qualidade ali é levado a sério:
“Essa qualidade é fruto de pesquisa, experimentação, tecnologia e, principalmente, do trabalho de profissionais: desde o preparo da terra até a comercialização.”
E, para além de todos os cuidados essenciais com o solo, eles acabaram de contratar um microbiologista para fazer um estudo do solo e identificar as melhores práticas e trazer o que há de mais moderno para o tratamento do mesmo a fim de alcançar cada vez mais excelência na produção dos grãos. Ficamos maravilhados, a Olívia que vivenciou a experiência de estar em uma fazenda pela primeira vez queria ficar ali o dia todo consumindo cada informação, porém, nossa agenda do dia estava apertada e tínhamos mais visitas para fazer. Partimos com a sensação de que, com toda certeza, ao receber o café da Fazenda Lagoa Seca, nossos assinantes ficarão maravilhados com a bebida e principalmente com a história dessa família que está fazendo a diferença no Cerrado Mineiro e sendo pioneira inclusive em tecnologias de ponta e inovadoras. Mas essa é uma história que iremos contar com detalhes quando o café for lançado.
De lá partimos para a Fazenda Cachoeira do grupo D.Barbosa Coffee a fazenda do café edição de janeiro que nossos assinantes estão recebendo esse mês. Aqui a experiência foi um bate papo para lá de especial, em uma mesa cercada de conversa boa e claro, café! Experimentamos quatro tipos de café, (zeramos as quatro garrafas, imagina se saímos cafeinados dessa visita!) e também participamos de um cupping com amostras de cinco tipos diferentes de café, de perfil sensorial mais básico a perfis bem exóticos, assim a Olívia pôde entender como é feito a análise sensorial por meio da avaliação dos atributos de qualidade e provar os cafés sob a orientação dos profissionais Q-graders, Deyvid Oliveira Leandro e Marcos Bontempo. Tivemos a honra de conversar com o senhor Danilo Barbosa e o Vitor Marcelo Barbosa, mais conhecido por Cecelo. Que tarde maravilhosa! Quanto conhecimento, quanto foco em qualidade, quantas experiências e uma simplicidade ímpar que nos fez sentir em casa! Ah, e não podemos esquecer que eles foram os campeões do CUP OF EXCELLENCE de 2021, estamos ou não estamos bem servidos nessa viagem? Se quiser conhecer mais sobre a história da fazenda, clique aqui que já contamos tudo lá no nosso site!
Estávamos extasiados, e de lá partimos rumo a Serra do Salitre – MG, à 53 km de Carmo do Paranaíba para mais uma visita, dessa vez na Fazenda Chicão, que também sairá no clube esse ano. Correndo contra o tempo e com medo de escurecer, fomos agraciados com um pôr do sol maravilhoso e uma história para lá de inspiradora que em breve será contada em detalhes, o que podemos dizer é que o produtor Éder e seu filho Lucas nos acompanharam nessa expedição e foi delicioso saber que o café realmente conecta e muda a vida das pessoas, pois diferente das outras histórias em que o café foi passado de gerações, o Éder se aventurou nessa empreitada em 2017 e tem trabalhado com muito esmero para produzir os melhores grãos, esforço esse que já lhe rendeu premiação no Concurso de Cafés Especiais do Sistema Cocamig na categoria natural.
Partimos para Campos Altos – MG, a 120 km da Serra do Salitre, depois de um dia pra lá de cafeinado para continuar nossa expedição no dia seguinte com a fazenda ganhadora da seleção de Melhor Café do Ano 2022, segundo nossos assinantes.
O dia amanheceu e já estávamos de prontidão, com mais um integrante do grupo: Christian, mais um assinante sortudo que foi contemplado com a viagem!
Juntamente com o produtor Bruno Antonio, fomos visitar a fazenda Inhame e além de uma plantação linda, pudemos acompanhar o plantio de uma lavoura nova, vendo o processo desde o início. Ver as covas prontas, adubadas, o cuidado com a terra, o distanciamento dos corredores, e os profissionais trabalhando debaixo do sol (que sabemos não ser uma tarefa fácil) e cantando, nos proporcionou uma experiência diferente e incrível! Mas o melhor estava por vir! Fomos até o viveiro, onde as mudas são cultivadas e de lá para mais uma plantação nova e para nossa surpresa, o senhor Aguinaldo fez as covas na hora, adubou e trouxe as mudas de Gesha, uma variedade rara de café para que pudéssemos plantar nosso próprio pé de café e essa sim, foi uma experiência única e inesquecível!
Depois dessa experiência mágica, fomos almoçar com o produtor e sua família e ali recebemos o carinho e atenção de cada um deles, ouvimos várias histórias, dentre elas que foram os japoneses a começarem a produzir em Campos Altos. A princípio, os moradores acharam que eles estavam loucos porque a terra não era tão produtiva e hoje, a cidade faz parte da região do Cerrado Mineiro e possui uma produção expressiva de café, sendo a maioria cafés especiais.
Fomos visitar a CAPECA (Cooperativa Agropecuária de Campos Altos) onde nossos assinantes puderam ver como funciona o beneficiamento e o rebeneficiamento de café, a armazenagem, a classificação, torra e degustação. E instruídos pela nossa barista, fizeram uma experiência de percepção sensorial do café, identificando a acidez, a doçura e o amargor.
Uma experiência riquíssima, cafeinada e cheia de surpresas! Nossos assinantes ficaram extasiados, levaram para casa suas mudinhas de café como lembrança desse que será um dia para se levar na memória!
E você, Coffee Lover que nos acompanha por aqui, gostou desse diário de bordo? Volte sempre, pois o café é isso, uma viagem sensorial incrível regada de boas surpresas!
0 comentários