No dia Mundial do Meio Ambiente vamos falar de agricultura regenerativa?

por | jun 5, 2023 | Curiosidades | 0 Comentários

Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato

“A natureza é nossa sócia”, a produtora Luciana Flores, da Fazenda Toca da Onça, café da edição de março de 2023, durante a live que fizemos mencionou essa frase que ficou guardada em minha memória . No dia em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, é urgente falar de uma agricultura que seja social e ambientalmente sustentável e não só para produzir um “café sustentável”, mas também, porque as constantes mudanças climáticas causam um impacto direto no setor cafeeiro.

Cada vez mais o agronegócio busca alternativas de minimizar os danos e impactos causados ao meio ambiente, como alternativa, surgem as agroflorestas ou agricultura regenerativa.

O sistema agroflorestal (SAF), proporciona equilíbrio entre os interesses comerciais e a sustentabilidade das produções. Com esse sistema é possível, por exemplo, comercializar alimentos e madeira, mantendo o solo saudável e garantindo a preservação da região.

Esse sistema reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com a plantas que integram a floresta. Um sistema agroflorestal é um sistema de plantio de alimentos que é sustentável e ainda faz a recuperação vegetal e do solo.

Em visita a Fazendo do Lobo, em Três Corações, da produtora Andrea Galvão Nogueira Foresti, café da edição de maio de 2023, podemos constatar as práticas de preservação que a fazenda utiliza: “preservação de 30% da área nativa, quando a legislação local pede 20%, fossa séptica em todas as casas, lâmpadas de led em toda a fazenda, gestão de resíduos sólidos, 6 nascentes preservadas, a fazenda é produtora de água, energia fotovoltaica e a agrofloresta que tem o intuito de usar o mínimo de agrotóxico possível”, assim nos explica Cláudio, filho da produtora Andrea e graduado em engenharia ambiental. Andrea ainda nos explica que a agrofloresta da fazenda é um consórcio do café da variedade arara com bananeiras e madeiras, mogno e cedro. Todas as podas que são feitas vão sendo jogadas nas entrelinhas do café, com o café cultivado sob sombreamento, com uma secagem mais lenta, a expectativa é que a bebida surpreenda no final da xícara.

meio ambiente

Mas qual a diferença entre café orgânico e agrofloresta?

A agricultura orgânica é um sistema produtivo baseado no estabelecimento do equilíbrio da natureza, utilizando métodos naturais de adubação e controle de pragas e doenças, bem como de espécies e variedades de plantas não modificados geneticamente. Este sistema de cultivo utiliza, portanto, técnicas como adubação natural, compostagem, minhocultura e policultura. As condições para enquadramento como agricultura orgânica torna este processo de produção mais desafiador, já que está mais sujeito aos riscos naturais de uma plantação, como pragas de animais, mudanças no tempo, entre outros.
Embora os benefícios trazidos pelo ecossistema sejam inegáveis, uma das desvantagens desse método é uma produção um pouco mais demorada, com maior variação no padrão dos produtos e em quantidades menores, o que faz seu preço final ser mais elevado.

O sistema agroflorestal (SAF) é uma prática que combina cultivos agrícolas com espécies florestais. Tal combinação maximiza o uso efetivo de nutrientes, água e energia, produzindo alimentos de forma mais sustentável.
O uso de árvores e a diversificação de espécies nos espaços de cultivo são técnicas que amenizam o microclima dos agroecossistemas, atraem a fauna local, promovem a reciclagem de nutrientes, a retenção de umidade no solo e a fixação de carbono.
O cultivo de café é um bom exemplo de agrofloresta como sistema de cultivo. Contribui para uma redução de capinas e um amadurecimento mais lento do fruto, produzindo grãos maiores e aumentando seu valor de mercado.

Evidente que os pequenos agricultores precisam de apoio e iniciativas para implementarem esta e outras técnicas sustentáveis semelhantes na sua exploração, visto que os preços não são tão acessíveis para tais implementações.

Contudo e para nossa sorte, com o meio ambiente no topo da lista de preocupações dos consumidores cada vez mais exigentes e conscientes, fica claro que o mercado de café sustentável só continuará a crescer.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agrofloresta

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes do Blog

Double Caxambu da Ucha: um café raro que homenageia as mulheres

Em celebração ao Mês das Mulheres, o Cafés do Brasil Club apresenta o Double Caxambu, uma edição rara e irrepetível produzida por Carmen Lúcia (Ucha), presidente da BSCA e líder da Fazenda Caxambu.

Esse café pontuado em 87 pontos reflete a força e delicadeza das mulheres na cafeicultura, trazendo um perfil sensorial sofisticado com notas florais, frutas cítricas, milho doce e mel.

Com um processo exclusivo, o Double Caxambu combina técnicas como Honey Coffee, fermentação anaeróbica e Fully Washed, resultando em um café limpo, vibrante e inesquecível.

Mais do que um café, essa edição é um tributo às mulheres que cultivam, transformam e inspiram a cafeicultura brasileira e mundial.

📌 Edição limitada – uma safra que não se repetirá!

👉 Leia mais e descubra essa homenagem na xícara! ☕💛

O café Fake está nas prateleiras do supermercado! CUIDADO!

O mercado brasileiro está sendo invadido pelos cafés fake, produtos que parecem café, mas são compostos por folhas, cascas de árvore e subprodutos, sem grãos de café verdadeiros. Essa fraude se tornou uma concorrente direta do café extraforte tradicional, que já utilizava a torra carbonizada para mascarar impurezas. Agora, a situação piorou com a venda de produtos que quase não contêm café.

Café Moca: Anomalia ou tesouro?

Descubra o que faz essa variedade que antes foi classificada como anomalia ser um tesouro na sua xícara.   O Que é o Café Moca? O Café Moca é uma das variedades mais intrigantes do mundo dos cafés. Ele é conhecido pelos grãos únicos, geralmente menores e...

Café Limpo: Combustível natural para seu cérebro

O termo "limpo" sugere que o café é de alta qualidade, produzido com métodos que preservam seus benefícios naturais. Descubra os efeitos poderosos do café em nosso cérebro, podendo melhorar significativamente nossa rotina diária. Vamos explorar como o café limpo age...

Independência e Tradição: O Brasil na sua Xícara

Neste 7 de setembro, comemoramos não apenas a independência do Brasil, mas também a independência dos nossos pequenos e grandes produtores, que, com paixão e dedicação, entregam o melhor café possível. Cada lote é cuidadosamente escolhido, cada história contada com...

Quentão no dia de São João, mas claro que tem café!

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato   Quentão combina com café? Claro que a gente foi testar a receita e acredite, deu muito certo! Hoje, dia 24 de junho, comemora-se o dia de São João. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são...