Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato
Essa receita está entre as mais bizarras do mundo e confesso que em um primeiro momento criei uma certa resistência para fazer, principalmente para provar, rsrs, mas barista que é barista se arrisca, então vem comigo que a experiência foi pra lá de inusitada!
Criada em 1960 pelo Sr. Man, na Indonésia, o Kopi Joss, como ficou conhecido, é uma bebida de café que recebe carvão em brasa, é isso mesmo que você está lendo e não para por aí. A bebida não é filtrada, a mistura inusitada de grãos de café, café moído, açúcar e carvão é bem simples de fazer e para minha surpresa, tirando a doçura do açúcar, que na próxima tentativa irei diminuir, foi uma experiência agradável!
A história que se tem conhecimento sobre o surgimento desta bebida, é de que o Sr. Man estava com muita dor no estômago e resolveu utilizar carvão em brasa junto ao café a fim de obter benefícios medicinais.
O resultado desta mistura, agradou o seu paladar e aliviou suas dores.
A popularidade do Kopi Joss não se deu logo de cara ao experimento do Sr. Man, pois os moradores da região acharam a mistura muito bizarra e se negavam a provar (assim como eu! rs.)
Porém, depois de um tempo, alguns estudantes arriscaram provar a bebida, e de fato gostaram do seu sabor e começaram a divulga-la no país.
Atualmente o café com carvão é uma das principais atrações turísticas da Indonésia.
Quais são os benefícios do consumo do Kopi Joss?
O consumo do Kopi Joss de fato traz benefícios à saúde. Dentre eles estão:
- alivia a dor de estômago;
- combate a azia, náuseas e vômitos;
- reduz o inchaço abdominal.
Segundo especialistas, o carvão ajuda a neutralizar a acidez do café, e esta seria a fonte dos benefícios desta inusitada bebida.
Como fazer Kopi Joss?
Ingredientes para uma receita de 100ml de bebida:
- 10g de café torrado e moído;
- 5g de grãos de café torrado;
- 100ml água fervente;
- 10g de açúcar (aqui sugiro 5g, caso não queira muito doce);
- brasa.
Modo de preparo
- Adicione os grãos torrados de café no fundo da xícara;
- Em seguida adicione o café moído e a água fervente;
- Adoce o café com açúcar e misture;
- Por fim, adicione a brasa que deve estar bem vermelha;
- Espere esfriar um pouco e sirva.
Por aqui, provamos eu, o Manu e o Rafael da torrefação, o vídeo da experiência está na nossa página do instagram, @cafesdobrasilclub, e não é que aprovamos! A bebida fica de fato bem doce, anula por completo a acidez do café, existe uma finalização amadeirada devido ao carvão, mas ela não se sobressai e não atrapalha o resultado. Então sabe aquele ditado popular: “as aparências enganam”? aqui se aplica perfeitamente.
Se você se aventurar na receita, posta e marca a gente!
0 comentários