Texto: Lidiane Moura
Já pode liberar a criança que tem em você e começar as brincadeiras, já vou adiantando, a AeroPress é muito versátil! E foi na antiga fábrica de brinquedos, a Aerobie, que, em 2005, ela nasceu. Feita de um material plástico livre de BPA (substância tóxica liberada por policarbonatos quando em contato com calor) ela é uma cafeteira super leve e fácil de ser levada para qualquer lugar. Pelas palavras de seu criador, Alan Adler, “Drip and express”, ela foi criada para extrair um café de pequena quantidade, do jeito mais prático e rápido possível, resultando em uma bebida encorpada e forte como um espresso.
Alan é um inventor nato, já coleciona mais de 40 patentes em seu nome e uma de suas criações, o Aerobie Flying Ring, já ganhou um recorde do Guinness Book!
Mas vamos falar da cafeteira AeroPress?
O funcionamento da AeroPress é bem simples, é como se fosse uma seringa. O café fica pronto em cerca de um minuto e a cafeteira se encaixa à xícara ou ao recipiente no qual será servido, o que faz tudo mais prático. Para explicá-lo, vamos detalhar cada parte:
- êmbolo ou pistão: por dentro da cafeteira pressionando o ar para baixo.
- Tubo externo ou Camisa: o pó e a água são misturados dentro dele e depois se insere o êmbolo.
- Ponta do Pistão: é como se fosse uma tampa que impede que o ar escape ao ser pressionado.
- Suporte de filtro: essa peça circular se enrosca na base do tubo externo. O filtro de papel se encaixa dentro dela.
- Suporte: serve para escaldar o filtro, não faz parte da cafeteira.
- Porta-filtros: se encontra filtros para comprar na maioria das cafeterias de cafés especiais.
- Colher medidora
- Revolvedor: para mexer o café durante a infusão.
Durante a fase de infusão, que dura em torno de 30 segundos, água e pó estão juntos dentro da AeroPress, com uma camada de ar por cima. Então, se abaixa o Pistão, de forma que o ar entre a ponta do pistão e o café pressione o líquido a passar pelo filtro. Dessa forma, o café já sai pronto na xícara.
Passo a passo e dicas para o preparo
Como em todos os outros métodos de preparo, escalde a AeroPress, derramando água quente sobre o filtro de papel (para tirar qualquer sabor residual) e dentro do compartimento principal, assim você limpa resíduos anteriores e prepara a temperatura do seu equipamento para receber o café.
A cafeteira conta com 4 marcas (numeradas de 1 a 4) desenhadas na parte de fora e cada marca refere-se a medida de uma xícara de café (50 ml).
Como a cafeteira já prepara o café na xícara, escolha antes um recipiente com o tamanho ideal para a quantidade a ser feita e cuja base seja resistente, para que você possa pressionar em cima.
Existem duas maneiras de fazer a AeroPress, vamos detalhar os dois:
Pelo Método Tradicional da AeroPress:
1. Vamos considerar 13g de pó para 200ml de água.
2. Comece colocando o filtro de papel dentro da base com furinhos. Em seguida, enrosque-a ao tubo externo.
3. Apoie o tubo sobre a xícara e ponha o café dentro.
4. Despeje um pouco de água, o suficiente para umidificar o pó, faça em movimentos circulares. Se achar mais fácil, use a outra mão para girar a cafeteira.
5. Durante esse momento de pré-infusão, espere de 30 a 40 segundos. E depois desse tempo, complete o volume total de água.
7. “Quebre” a crosta de pó que está por cima com a peça de plástico e mexa suavemente por 10 segundos.
8. Agora, a melhor parte: coar! Insira o êmbolo de cima para baixo, percebendo que há uma camada de ar entre o café e a ponta do êmbolo (é igual uma seringa, lembra?) e esse ar lá dentro empurrará o café pelo filtro, de modo que já caia na xícara. Então pressione o êmbolo para baixo continuamente, contando devagar de 1 a 25.
9. “Pressione gentilmente. Caso contrário, o café será muito compactado e na verdade demorará mais para ser extraído [por causa da pressão do ar]. O que faz o café da Aeropress ser tão doce é o curto tempo de infusão”, palavras do inventor.
Método AeroPress Invertida:
A diferença para o tradicional é que agora usamos a AeroPress virada de cabeça pra baixo, com o êmbolo já encaixado – aí a “base” (peça com furinhos que guarda o filtro) é colocada depois.
Então:
1. Encaixe o êmbolo dentro do tubo principal.
2. Adicione o café, a água, deixe em infusão (assim como no método tradicional).
3. Quando estiver pronto para filtrar, ponha um filtro (escaldado) dentro da base e a enrosque no tubo, como se estivesse colocando uma tampa.
4. Depois que tudo está encaixado, desvire todo o equipamento de cabeça pra cima num movimento rápido e suave. Encaixe a cafeteira na boca do recipiente.
5. Então pressione o êmbolo para baixo continuamente, contando devagar de 1 a 25.
E qual o resultado da bebida feita na Aeropress?
O resultado da bebida final é um café marcante, bem encorpado, delicioso.
Mas não para por aí, a AeroPress é um dos métodos de extração mais versáteis que há! Isso porque, com poucas alterações, podendo ser em relação aos segundos de infusão, a velocidade de filtragem ou a moagem dos grãos, por exemplo, já fará bastante diferença no sabor final.
Sem falar no design, que foi desenvolvido pensando na praticidade. O resultado final alcançou muito mais que isso! Esse método de pressão por ar, além de fazer o café ficar bem encorpado, ressalta suas características mais doces.
A limpeza é bem simples: basta desenroscar a base, dispensar o filtro e dar mais uma pressionada no pistão. Aí a borra do café sai compactada.
Passar uma água nos componentes já é suficiente para limpar. Evite usar detergente ou esponjas, que podem diminuir a vida útil da cafeteira.
Não se limite as receitas tradicionais, use e abuse das variáveis e crie suas próprias receitas, acredite, você vai se surpreender!
0 comentários