A técnica Tetsu ou 4:6 do método V60

por | jun 10, 2024 | Métodos de Preparo | 0 Comentários

Texto: Lidiane Moura

 

Se você pesquisar V60 no Google, logo aparecem temas abordando a técnica Tetsu ou método 4:6. Essa técnica foi criada por Tetsu Kasuya que se tornou o primeiro asiático a vencer o World Brewers Cup , em 2016.

O sucesso foi tanto que em homenagem ao feito, a empresa Hario desenvolveu, em conjunto com Tetsu, a linha especial “Kasuya Model Series”. Essa linha de produtos na cor preta foi criada para facilitar a reprodução do método 4:6.

Gotejador Modelo V60 KASUYA

Segundo Tetsu, a teoria por trás do método 4:6 consiste em derramar a água sobre o pó em pontos controlados e por etapas. Os primeiros 40% de água vertidas em duas etapas sobre o pó determinarão o balanço entre doçura e acidez, os 60% restantes, em mais três etapas, determinarão a intensidade do café. 

Especialistas dizem que os primeiros momentos de uma extração de café são de extrema importância e determinantes para um bom resultado na xícara.

Para realizar o Método 4:6 Básico, é bem simples. Confira:

Método básico Tetsu Kasuya em fluxograma
Fonte da figura: https://buenavistacafe.com.br/blog/2018/11/20/domine-seu-cafe-com-o-metodo-46/

 

Note que a técnica divide a extração em 5 arremessos de 60ml, sendo que o intervalo entre um arremesso e outro também é padronizado em 45 segundos. Então, quando você terminar de fazer os 5 arremessos, teoricamente ainda faltarão 30 segundos para terminar a remoção, por isso a técnica termina com 3 minutos e 30 segundos.

As duas fases da técnica Tetsu Kasuya podem ser modificadas, porém, é necessário preservar o tempo total da receita, ou seja, 3 minutos e 30 segundos. Nesse sentido, as variações podem modificar o resultado sensorial da degradação do seu café, ressaltando a doçura ou acidez e ainda, obtendo mais ou menos intensidade. Veja a seguir!

 

Realçando a doçura do café

Para realçar a doçura, preste atenção aos primeiros ataques de água da receita. Primeiro, precisamos reduzir a quantidade de água utilizada na primeira etapa.

Por exemplo, você pode usar 50ml de água, o que levaria em cerca de 38 segundos. Assim, a segunda etapa receberia 70ml, se tudo corresse bem e, ao fim destas duas etapas, teríamos os mesmos 120ml de água do método básico em 1 minuto e 30 segundos.

Receita para aumentar a doçura do café
Fonte da figura: https://buenavistacafe.com.br/blog/2018/11/20/domine-seu-cafe-com-o-metodo-46/

Se a intenção é realçar a acidez, utilize uma técnica dessa maneira:

Inverta as quantidades, aumentando a primeira etapa para 70ml e a segunda para 50ml. Para esclarecer melhor, observe a imagem abaixo:

Receita para aumentar a acidez do café em fluxograma
Fonte da figura: https://buenavistacafe.com.br/blog/2018/11/20/domine-seu-cafe-com-o-metodo-46/

É possível deixar o café mais intenso com a técnica:

Segundo Kasuya, na segunda parte da remoção, onde vertemos os últimos 60% de água, é possível modificar a intensidade do café, aumentando ou diminuindo. Desta forma, para aumentar a intensidade do seu café, é necessário acrescentar mais um ataque de água além das 3 etapas do método básico. Então, cada etapa ficaria com 45ml e um tempo de 30 segundos cada ataque, observe:
Receita para deixar café coado mais suave em fluxograma
Fonte da figura: https://buenavistacafe.com.br/blog/2018/11/20/domine-seu-cafe-com-o-metodo-46/
Além disso, para obter um resultado menos intenso do café, basta inverter, utilizando um passo a menos que no método básico, aumentando a quantidade de cada ataque para 90ml em 1 minuto. Veja:
Receita para deixar café coado mais suave em fluxograma
Fonte da figura: https://buenavistacafe.com.br/blog/2018/11/20/domine-seu-cafe-com-o-metodo-46/
Por fim, vale lembrar que a remoção deve terminar em 3 minutos e 30 segundos com 300ml e café. Depois disso é só servir e saborear!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes do Blog

Double Caxambu da Ucha: um café raro que homenageia as mulheres

Em celebração ao Mês das Mulheres, o Cafés do Brasil Club apresenta o Double Caxambu, uma edição rara e irrepetível produzida por Carmen Lúcia (Ucha), presidente da BSCA e líder da Fazenda Caxambu.

Esse café pontuado em 87 pontos reflete a força e delicadeza das mulheres na cafeicultura, trazendo um perfil sensorial sofisticado com notas florais, frutas cítricas, milho doce e mel.

Com um processo exclusivo, o Double Caxambu combina técnicas como Honey Coffee, fermentação anaeróbica e Fully Washed, resultando em um café limpo, vibrante e inesquecível.

Mais do que um café, essa edição é um tributo às mulheres que cultivam, transformam e inspiram a cafeicultura brasileira e mundial.

📌 Edição limitada – uma safra que não se repetirá!

👉 Leia mais e descubra essa homenagem na xícara! ☕💛

O café Fake está nas prateleiras do supermercado! CUIDADO!

O mercado brasileiro está sendo invadido pelos cafés fake, produtos que parecem café, mas são compostos por folhas, cascas de árvore e subprodutos, sem grãos de café verdadeiros. Essa fraude se tornou uma concorrente direta do café extraforte tradicional, que já utilizava a torra carbonizada para mascarar impurezas. Agora, a situação piorou com a venda de produtos que quase não contêm café.

Café Moca: Anomalia ou tesouro?

Descubra o que faz essa variedade que antes foi classificada como anomalia ser um tesouro na sua xícara.   O Que é o Café Moca? O Café Moca é uma das variedades mais intrigantes do mundo dos cafés. Ele é conhecido pelos grãos únicos, geralmente menores e...

Café Limpo: Combustível natural para seu cérebro

O termo "limpo" sugere que o café é de alta qualidade, produzido com métodos que preservam seus benefícios naturais. Descubra os efeitos poderosos do café em nosso cérebro, podendo melhorar significativamente nossa rotina diária. Vamos explorar como o café limpo age...

Independência e Tradição: O Brasil na sua Xícara

Neste 7 de setembro, comemoramos não apenas a independência do Brasil, mas também a independência dos nossos pequenos e grandes produtores, que, com paixão e dedicação, entregam o melhor café possível. Cada lote é cuidadosamente escolhido, cada história contada com...

Quentão no dia de São João, mas claro que tem café!

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato   Quentão combina com café? Claro que a gente foi testar a receita e acredite, deu muito certo! Hoje, dia 24 de junho, comemora-se o dia de São João. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são...