Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato
No universo do café, existe um fenômeno que encanta a todos os amantes dessa bebida tão apreciada em todo o mundo: a florada do café. Esse evento natural é uma verdadeira celebração da vida e um dos momentos mais marcantes da jornada de produção do café, que merece ser conhecido e apreciado por todos os aficionados por essa bebida tão especial.
A florada do café é uma das etapas mais importantes dos cafezais. Essa etapa é resultado de uma série de processos que acontecem com a planta e também da interação com fatores ambientais.
De tamanha importância, ficou imortalizada na música de Cascatinha e Inhana, Flor de Cafezal:
“…Era florada, lindo véu de branca renda
Se estendeu sobre a fazenda qual um manto nupcial
E de mãos dadas fomos juntos pela estrada
Toda branca e pefumada, pela flor do cafezal
Meu cafezal em flor, quanta flor, meu cafezal
Meu cafezal em flor, quanta flor, meu cafezal…”
O processo de florescimento ocorre da seguinte forma: nas axilas foliares dos ramos plagiotrópicos do cafeeiro existem gemas seriadas vegetativas. Estas, com estímulo ambiental adequado, são evocadas a se tornarem reprodutivas.
Esse processo ocorre a partir de janeiro e se intensifica com a chegada do outono. Quando maduras, as gemas reprodutivas entram em dormência, permanecendo nesse estado até que as primeiras chuvas cheguem.
Com as águas, as gemas se hidratam, os botões florais crescem e, cerca de 11 dias depois, temos a abertura floral propriamente dita.
Em anos considerados normais, a florada do café, essencialmente o tipo arábica, ocorre entre setembro e novembro.
Mas engana-se aquele que pensa que a florada é um processo totalmente natural. Ela começa muito antes e precisa ser a mais uniforme possível.
Na cafeicultura, tanto o volume quanto a uniformidade da florada são fatores extremamente decisivos para maior produtividade. Será essa a etapa que dará origem ao fruto e, consequentemente, ao grão.
Dessa forma, quanto maior a quantidade de flores “seguradas” pela planta, melhor será a produtividade. Quanto mais nós nos ramos, maior quantidade de flores pode surgir. E, quanto mais flores, mais frutos serão gerados e colhidos.
Porém, há uma grande complexidade dos fatores que envolvem o florescimento, dentre eles podemos citar a idade da planta, temperatura, radiação, fotoperíodo e recursos hídricos.
Mas, além desses fatores, o uso incorreto do adubo é uma preocupação que pode atingir diretamente os cafeeiros durante a florada, provocando uma queda de produção e declínio da planta, aspectos que se não considerados podem tornar inviável a exploração econômica da lavoura.
Celebre a Florada do Café
A florada do café é mais do que apenas um estágio na produção do café; é um momento de celebração da natureza e da vida que merece ser apreciado. Muitas fazendas de café oferecem tours e eventos especiais durante a época da florada, permitindo que os visitantes testemunhem esse espetáculo incrível em primeira mão.
Se você é um amante do café, considere planejar uma visita a uma fazenda de café durante a época da florada. Além de aprender mais sobre o processo de cultivo do café, você terá a oportunidade de se conectar com a beleza e a magia desse evento natural.
Conclusão
A florada do café é um momento especial que marca o início do ciclo de produção dessa bebida amada em todo o mundo. É um espetáculo de cores e aromas que nos lembra da incrível complexidade e beleza da natureza. Portanto, da próxima vez que saborear uma xícara de café, lembre-se de todo o processo que envolve a florada do café e aprecie ainda mais cada gole dessa deliciosa bebida.
0 comentários