Método de preparo de café Globinho ou sifão

por | mar 20, 2023 | Métodos de Preparo | 0 Comentários

Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato

No mês que homenageia as mulheres, trazemos um método que, mais que uma experiência sensorial, parece um equipamento de laboratório químico: a Cafeteira Globinho ou Sifão.

Há relatos de que a primeira cafeteira globinho tenha surgido em Berlim, na Alemanha, em 1830. Mas foi na França, que surgiu o primeiro com sucesso comercial, o nome da inventora é Marie Fanny Amelne Massot.

O design criado por Marie revolucionou a maneira de fazer café, e consistiu em uma montagem de globo duplo, com uma espiral no globo inferior para distribuir o café, e uma coroa decorativa de metal perfurado no topo. Os toques decorativos refletem na mudança e interação com os convidados, pois antes tudo era realizado na cozinha, e com esse novo método de vidro com a graça de mostrar o sobe e desce da bebida, o café começou a ser servido na sala de estar ou jantar proporcionando assim aos convidados entretenimento e sabor.

Vivenciar todo o processo desperta seus sentidos, pois você pode observar arte e ciência em ação dando ainda mais emoção na degustação da sua xícara de café. O aroma do café é mais intenso, pois fica preso dentro do mecanismo do globo que influencia o sabor e produz um café de degustação limpo, nítido e vibrante. A bebida resultante desse processo possui doçura marcante, baixa acidez e sem amargor, características que dependerão também do café que será usado no preparo.

Um fato interessante sobre a Globinho é que ela combina dois modos de preparo: imersão total e filtro, o que é raro encontrar em outros métodos. Os franceses costumam dizer que ela é a forma mais pura de fazer café, porque o pó só entra em contato com o vidro e a água, preservando os óleos naturais da grão.

Então, como funciona uma cafeteira globinho?

Uma aula experimental de química e de física!

A Globinho é composta por dois globos de vidro, sendo o superior com funil e filtro, e permite ao espectador acompanhar a mistura entre o pó e a água, numa experiência fascinante.

Método de preparo de café Globinho ou Sifão

O modo de funcionamento lembra o da cafeteira italiana (Moka), porém é à vácuo e não à pressão. Além disso, a água se mistura ao grão moído em imersão total (a exemplos do que ocorre nos métodos French Press e Aeropress) e ainda passa num filtro, o que resulta em um café de características únicas: baixa acidez, muita doçura e pouco amargor.

Veja como a Globinho funciona:

A água é disposta no globo inferior e aquecida por uma chama (aquecedor de butano). Quando começar a ferver, o usuário acrescenta o café em granulometria grossa (como da prensa francesa) no compartimento de cima. Em ebulição, a água sobe, se misturando ao pó. Após a dança da infusão, o globo inferior já estará resfriado e irá atrair o café, que é filtrado na passagem.

Em cafeterias e restaurantes quando solicitado esse método, o café é preparado na mesa do cliente, sendo um show de aromas, sabores, charme e sofisticação. Quem diria que mais de um século depois, esse método continuaria fazendo tanto sucesso entre os apreciadores de café!

E você, já conhecia o método de preparo Globinho?! Compartilhe conosco!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes do Blog

Double Caxambu da Ucha: um café raro que homenageia as mulheres

Em celebração ao Mês das Mulheres, o Cafés do Brasil Club apresenta o Double Caxambu, uma edição rara e irrepetível produzida por Carmen Lúcia (Ucha), presidente da BSCA e líder da Fazenda Caxambu.

Esse café pontuado em 87 pontos reflete a força e delicadeza das mulheres na cafeicultura, trazendo um perfil sensorial sofisticado com notas florais, frutas cítricas, milho doce e mel.

Com um processo exclusivo, o Double Caxambu combina técnicas como Honey Coffee, fermentação anaeróbica e Fully Washed, resultando em um café limpo, vibrante e inesquecível.

Mais do que um café, essa edição é um tributo às mulheres que cultivam, transformam e inspiram a cafeicultura brasileira e mundial.

📌 Edição limitada – uma safra que não se repetirá!

👉 Leia mais e descubra essa homenagem na xícara! ☕💛

O café Fake está nas prateleiras do supermercado! CUIDADO!

O mercado brasileiro está sendo invadido pelos cafés fake, produtos que parecem café, mas são compostos por folhas, cascas de árvore e subprodutos, sem grãos de café verdadeiros. Essa fraude se tornou uma concorrente direta do café extraforte tradicional, que já utilizava a torra carbonizada para mascarar impurezas. Agora, a situação piorou com a venda de produtos que quase não contêm café.

Café Moca: Anomalia ou tesouro?

Descubra o que faz essa variedade que antes foi classificada como anomalia ser um tesouro na sua xícara.   O Que é o Café Moca? O Café Moca é uma das variedades mais intrigantes do mundo dos cafés. Ele é conhecido pelos grãos únicos, geralmente menores e...

Café Limpo: Combustível natural para seu cérebro

O termo "limpo" sugere que o café é de alta qualidade, produzido com métodos que preservam seus benefícios naturais. Descubra os efeitos poderosos do café em nosso cérebro, podendo melhorar significativamente nossa rotina diária. Vamos explorar como o café limpo age...

Independência e Tradição: O Brasil na sua Xícara

Neste 7 de setembro, comemoramos não apenas a independência do Brasil, mas também a independência dos nossos pequenos e grandes produtores, que, com paixão e dedicação, entregam o melhor café possível. Cada lote é cuidadosamente escolhido, cada história contada com...

Quentão no dia de São João, mas claro que tem café!

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato   Quentão combina com café? Claro que a gente foi testar a receita e acredite, deu muito certo! Hoje, dia 24 de junho, comemora-se o dia de São João. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são...