Para os apreciadores de cafés , mas uma novidade repleta de aroma, sustentabilidade e estilo. Criado por Julian Lechner, graduado em design industrial, que tomava diariamente seu belo expresso em bares públicos durante seus estudos em Bolzano, na Itália, a Kaffeform xícara feita com grãos de café levou cerca de 4 anos para encontrar a fórmula perfeita.

A idéia por trás da invenção é clara: reciclagem de recursos existentes, como o café, que são limitados e, de outra forma, descartados descuidadamente. Uma xícara e um pires podem ser feitos com o desperdício de seis copos consumidos de café expresso.

Para tornar suas mercadorias duradouras e compatíveis com lava- louças, Lechner teve que encontrar o equilíbrio material correto de fibras vegetais, cafés, grãos de madeira e biopolímeros. O resultado é um produto reciclável que é feito apenas a partir de recursos renováveis. Quarenta por cento do composto de material é feito a partir do café usado que recolhem nas lojas locais de café. A produção é executada em um pequeno prédio fabril onde todas as fibras, grãos de madeira e biopolímeros são adicionados na combinação certa. Sob o calor, a matéria é então transferida para moldes que formam copos e pires, mesmo mantendo um bom cheiro de café.

Lechner queria que o material falasse em vez do design. O copo existente é para um expresso duplo ou um macchiato, para quem gosta de leite. Mas com o sucesso crescente, os planos para um copo de cappuccino ou tamanhos maiores como canecas estão em construção.

O design da xícara com o pires é um clássico, com a cor marrom escuro mantém o aroma da bebida . O valor para adquirir uma xícara e um píres é de  ‎€ 25 ( cerca de R$ 98,00) . À medida que nos tornamos mais conscientes da sustentabilidade, esta aí uma idéia interessante: ir à sua cafeteria favorita e ter sua dose diária de cafeína feita do que poderia ser a xícara do seu café amanhã.

A Kaffeeform ainda não está disponível no Brasil, apenas na Europa, mas as xícaras estão disponíveis para compra no site. Site: www.kaffeeform.com.

Fonte: Blog do madeira-Pausa para o cafezinho