Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato
Brasileira, a cafeteira Espresso Aram surgiu para revolucionar o preparo do espresso, de uma forma sustentável, pois não utiliza energia elétrica e não precisa de filtros de papel. O único descarte que você fará é o da borra do café, que pode inclusive virar adubo para plantas e verduras.
O grande diferencial da Espresso Aram é seu design, com forma simples e atemporal, perfeita para além de extrair seu café, se tornar um item de decoração. Feita à base de aço inox 304, o projeto foi desenvolvido usando os melhores materiais do mundo, como o polímero Iglidur®, feito na Alemanha. Calculado para deslizar o eixo por 8 anos, fazendo café 24 horas por dia. O corpo da cafeteira é de madeira, e a produção é toda artesanal, produzida por mais de 20 pequenos e médios fornecedores locais na região de Curitiba. A empresa faz o possível para que todos sejam bem remunerados e que participem do desenvolvimento de seus bens, sendo parte integral de cada obra de arte.
A cafeteira pode ser adquirida de duas maneiras diferentes: a versão móvel, que consiste na Aram, filtro e porta filtros, além de copo e tamper como acessórios. A versão fixa vem com uma base e um suporte de aço, um parafuso para unir as peças e uma chave Allen, além de um reservatório com tampa.
As possibilidades de extração são muitas, ela permite que você faça um espresso concentrado, afinal funciona por pressão e vai de 0 a 15 bar, dependendo do quão rápido ou devagar você gira a manivela.
Mas como funciona a Espresso Aram?
Você vai precisar de 22g de grãos frescos de café, com torra recente. Eles devem ser moídos na hora de maneira uniforme, com a granulometria fina, adequada para espresso, lembrando o sal de cozinha. Assim que tudo estiver pronto, podemos começar!
Se você for utilizar o suporte fixo, certifique-se de que a cafeteira está bem alinhada e encaixada e prenda bem o parafuso na lateral. Se não for, lembre-se de apoiar a cafeteira em algum local firme, como uma mesa ou uma parte do seu corpo.
Passo a Passo:
- Primeiramente, você deve escaldar a cafeteira. Com a manivela fechada, encha a Aram de água fervente até a peça dourada no topo. Deixe a peça esquentando enquanto moe os grãos.
- Com o auxílio do funil, coloque o pó do café no filtro e, com o tamper, pressione de maneira uniforme. Este processo faz com que o café crie resistência para a água, essencial para o preparo de um bom espresso.
- Descarte a água da cafeteira, girando a manivela no sentido anti-horário. Depois de retirar toda a água, feche novamente a válvula, girando agora no sentido horário.
- Encaixe o porta filtro na cafeteira, alinhando os símbolos de sol e lua e rosqueando em sentido anti-horário.
- Encha a Aram com água novamente até a peça dourada e, rapidamente, desenrosque a manivela até ela travar.
- Agora, é só você girar a manivela em sentido horário, segurando a base de madeira e fazendo uma força média quando sentir uma maior pressão. Observe como está o espresso no copo.
- Caso você utilize a versão portátil, encaixe o copo no porta filtro; ele ficará acoplado de maneira firme só de empurrar. Quando for retirá-lo, tome cuidado para não se queimar com a bebida quente.
A limpeza da cafeteira é muito simples, basta remover o filtro com a borra, fazer o descarte da mesma, lave a peça e não se preocupe, pois ela não enferruja. Na madeira, utilize apenas um pano úmido, pois a água corrente pode danificá-la. Escalde sem o filtro encaixado e com a alavanca levantada para eliminar qualquer resíduo. Passe um pano na base onde o filtro se encaixa para garantir que toda sujeira seja eliminada.
Como você viu, a cafeteira brasileira, além de linda é muito versátil. Para adquirir você pode acessar o site da Aram, encomendar a sua e ser feliz fazendo muitos cafés em casa ou por esse mundão afora!
0 comentários