O efeito da cafeína no organismo

cafeteria

por | abr 24, 2023 | Curiosidades | 2 Comentários

Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato

A cafeína também chamada metil-xantina, derivada das xantinas, está presente em plantas amplamente distribuídas nas várias regiões geográficas. Ela é encontrada nos grãos de café, folhas de chá e de mate, nas sementes de cacau e em várias partes do guaraná. Essa é a fórmula da cafeína C8H10N4O2, a nomenclatura oficial da cafeína é 1,3,7-trimetil-3,7-dihidro-1H-purina-2,6-diona.

cafeína

A história da cafeína está intimamente ligada ao café, principal fonte natural da droga. Um estudo realizado pelo departamento de psicologia da UNIFESP, comprovou que, sim, a cafeína pode ser considerada uma droga, e devido à facilidade de obtenção e o consumo generalizado da mesma, conclui-se que ela é a droga mais utilizada no mundo. Um copo de café contém aproximadamente 85mg de cafeína.

Presente de forma natural, em mais de 60 plantas, a cafeína tem sido consumida e apreciada desde tempos ancestrais, provavelmente desde o paleolítico. Há relatos de que a mesma é consumida pelos chineses desde o século III a.C. De acordo com uma lenda popular chinesa, o imperador Shennong descobriu acidentalmente que folhas caídas ao acaso em potes de água fervente davam origem à uma bebida perfumada e revigorante, o chá, sendo essa a bebida mais antiga contendo cafeína.

A cafeína apresenta-se sob a forma de um pó branco (não, ela não tem a cor preta, nem marrom, nem castanha como se poderia supor), cristalino, de aspecto brilhante, sem cheiro e com um sabor muito amargo.

Além do café, podemos encontrar cafeína em: refrigerantes, chá mate, chá verde, chocolate em pó e bebidas energéticas.

Mais interessante que a história da cafeína, são seus efeitos no corpo humano, e os diferentes usos que as pessoas fazem da substância. Tudo em excesso faz mal, e com a cafeína não é diferente, existem benefícios e malefícios no uso da droga.

Quais os benefícios da cafeína?

A cafeína possui efeitos terapêuticos importantes como dilatação dos brônquios, estimulação do coração e aumento da excreção urinária. No cérebro, ela alivia dores de cabeça. A cafeína é estimulante, amplamente utilizada em academias como “termogênico”, ou seja, um acelerador metabólico, que consequentemente, aumenta a queima de gordura e produz um “emagrecimento” de forma mais rápida, além de tornar o corpo mais resistente às fadigas musculares.

Além de acelerar o metabolismo, ela deixa as pessoas mais atentas, tendo efeito sobre a descarga das células nervosas e a liberação de neurotransmissores e de alguns hormônios como a adrenalina. Uma simples xícara de café forte tomada em jejum pode produzir em poucos minutos um aumento de acuidade mental e sensorial, além de elevar o nível de energia, causando bem-estar e deixando a pessoa mais alerta.

O efeito da cafeína no organismo

Além de ser usada em academia e em tarefas que requerem atenção, a cafeína pode ser utilizada no auxílio da dor de cabeça, por ser vasoconstritora, ela inibe os efeitos da vasodilatação, que ocorrem quando há enxaquecas e dores de cabeça.

Recheada de polifenóis, um poderoso antioxidante, a cafeína, em concentrações moderadas, combate o envelhecimento das células e mantém as pessoas com uma aparência mais jovial, além de melhorar o humor, agindo diretamente nas células nervosas e no cérebro, mantendo o estado de excitação e sensação de revigoramento.

Estudo realizado no Centro Médico Beth Israel, hospital ligado à Universidade de Harvard afirma que: tomar 4 xícaras de café por dia, é possível reduzir em até 11% as chances de desenvolvimento de insuficiência cardíaca, isso por que, a cafeína favorece o controle do nível de colesterol do sangue, diminuindo a oxidação do colesterol ruim (LDL).

Caso você queira saber também os benefícios, comprovados cientificamente, do café, acesse nosso blog que já trouxemos esse tema aqui.

E quais os malefícios a cafeína pode causar?

No entanto, não são apenas benefícios que ocorrem no uso da cafeína. Se consumida em excesso, a droga causa problemas digestivos, como acidez gástrica, aumento da secreção gástrica, pois estimula a produção de ácidos digestivos, agravando sintomas de gastrite e úlcera.

Não é recomendada a ingestão da substância por quem tem osteoporose ou alguma deficiência de cálcio, porque a presença da cafeína no organismo, dificulta a absorção do mineral.

Também não é recomendada para quem tem dificuldade para dormir e acorda frequentemente de madrugada para ir ao banheiro, pois além de ser estimulante, a substância age como diurético.

A droga também possui efeitos psicoestimulantes. Em doses moderadas (85 a 250mg), os usuários relatam uma sensação de bem estar, melhora de atenção e pensamento. Porém em doses elevadas (acima de 250mg), surgem efeitos de nervosismo, inquietação, insônia e tremores. Doses muito altas podem produzir convulsões, delírios e aumento da frequência cardíaca.

Quantidade de cafeína a título de comparação:

cafeína

fonte da imagem: Belubar Café

Lembrando que a cafeína foi taxada como uma droga, portanto seu uso crônico (350mg ao dia) pode causar dependência física, pois ocorrem adaptações celulares que causam tolerância aos efeitos que a cafeína produz.

Ela também causa dependência química. Sua dose letal é de 10g para administração oral para um adulto de 70kg, o que corresponde a 100 xícaras de café, 200 latas de refrigerante de cola e 50kg de chocolate.

Quem ingere cafeína de forma crônica, quando diminui sua ingestão, mesmo que pouco quanto a quantidade a qual estavam habituadas, podem apresentar dores de cabeça, letargia, ansiedade e nervosismo, explica a Nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein, Tatiane Muniz Oliveira.

Fazendo uma análise rápida, pode-se concluir que há mais benefícios do que malefícios na ingestão da cafeína, porém se consumida com moderação.

 

Referências:
http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2012/06/cafeina-i.html
http://www.infoescola.com/drogas/cafeina/
http://www.todabiologia.com/saude/cafeina.htm
http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/7-efeitos-curiosos-do-cafe-no-organismo/
http://medicina-tradicional-chinesa.com/2012/03/20/10-efeitos-colaterais-do-excesso-decafeina/
http://www.unifesp.br/dpsicobio/drogas/cafe.htm

2 Comentários

  1. Leonardo Linhares

    Melhor texto sobre cafeína que eu encontrei na internet. Além da informação de qualidade e com diversas fontes, a imagem da molécula de cafeína é maravilhosa!

    Responder
    • Lidiane

      Leonardo, agradecemos imensamente seu feedback e ficamos honrados com seu comentário. Nossa intenção é entregar conteúdo de qualidade sempre!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes do Blog

Double Caxambu da Ucha: um café raro que homenageia as mulheres

Em celebração ao Mês das Mulheres, o Cafés do Brasil Club apresenta o Double Caxambu, uma edição rara e irrepetível produzida por Carmen Lúcia (Ucha), presidente da BSCA e líder da Fazenda Caxambu.

Esse café pontuado em 87 pontos reflete a força e delicadeza das mulheres na cafeicultura, trazendo um perfil sensorial sofisticado com notas florais, frutas cítricas, milho doce e mel.

Com um processo exclusivo, o Double Caxambu combina técnicas como Honey Coffee, fermentação anaeróbica e Fully Washed, resultando em um café limpo, vibrante e inesquecível.

Mais do que um café, essa edição é um tributo às mulheres que cultivam, transformam e inspiram a cafeicultura brasileira e mundial.

📌 Edição limitada – uma safra que não se repetirá!

👉 Leia mais e descubra essa homenagem na xícara! ☕💛

O café Fake está nas prateleiras do supermercado! CUIDADO!

O mercado brasileiro está sendo invadido pelos cafés fake, produtos que parecem café, mas são compostos por folhas, cascas de árvore e subprodutos, sem grãos de café verdadeiros. Essa fraude se tornou uma concorrente direta do café extraforte tradicional, que já utilizava a torra carbonizada para mascarar impurezas. Agora, a situação piorou com a venda de produtos que quase não contêm café.

Café Moca: Anomalia ou tesouro?

Descubra o que faz essa variedade que antes foi classificada como anomalia ser um tesouro na sua xícara.   O Que é o Café Moca? O Café Moca é uma das variedades mais intrigantes do mundo dos cafés. Ele é conhecido pelos grãos únicos, geralmente menores e...

Café Limpo: Combustível natural para seu cérebro

O termo "limpo" sugere que o café é de alta qualidade, produzido com métodos que preservam seus benefícios naturais. Descubra os efeitos poderosos do café em nosso cérebro, podendo melhorar significativamente nossa rotina diária. Vamos explorar como o café limpo age...

Independência e Tradição: O Brasil na sua Xícara

Neste 7 de setembro, comemoramos não apenas a independência do Brasil, mas também a independência dos nossos pequenos e grandes produtores, que, com paixão e dedicação, entregam o melhor café possível. Cada lote é cuidadosamente escolhido, cada história contada com...

Quentão no dia de São João, mas claro que tem café!

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato   Quentão combina com café? Claro que a gente foi testar a receita e acredite, deu muito certo! Hoje, dia 24 de junho, comemora-se o dia de São João. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são...