Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato
Certamente você já se deparou com a estática no seu café na hora da moagem. Isso faz com que o pó do seu café voe para todos os lados, grudando em suas mãos e bagunçando sua bancada antes mesmo de você começar a preparar. Diferentes moedores, cafés e ambientes podem produzir mais ou menos estática, mas algo pode ser feito para reduzir isso?
Felizmente, a resposta é sim. A comunidade de baristas se refere a ela como a “Técnica da Gota de Ross” – ou simplesmente RDT. Tem o nome de David Ross, que parece ter sido o pioneiro da ideia em 2005.
Então, como fazer isso? Basta adicionar algumas gotas de água aos grãos antes de moê-los. Apesar da ideia parecer assustadora, uma vez que as instruções são para manter o seu café em local seco, arejado, longe de luz e protegido da umidade para se manter melhor a preservação do seu grão. Agora, se você está preocupado com a ideia de colocar água em seu moedor, acredite, não há motivos. Na verdade, os moedores estão lidando com uma certa quantidade de água o tempo todo, seja do teor de umidade dos grãos ou do ar úmido. Pense nessas poucas gotas de água como uma forma de simular maior umidade para o seu moedor. Testes feitos por veteranos e novatos da indústria mostraram que você pode usar a técnica de gota de Ross por anos sem danos ou ferrugem em suas rebarbas.
Existem algumas maneiras de fazer isso. O importante é que as gotas sejam distribuídas de maneira bastante uniforme entre os grãos. Por isso, a maneira mais simples de fazer isso é utilizar o cabo de uma colher e colocá-lo na torneira ou mergulhá-lo em um copo de água. Em seguida, goteje de duas a três gotas de água em seus grãos, mexa os grãos momentaneamente antes de colocá-los no moedor. Você encontrará algumas fontes que recomendam um frasco de spray. Esta pode ser uma maneira prática de manter a água à mão, mas você ainda vai precisar mexer os grãos depois.
ANTES DEPOIS
Note que o recipiente, assim como o moinho, ficaram limpos, após a adição das gotas.
A razão pela qual isso funciona também é bastante simples. A eletricidade estática faz com que o pó de café voe para todos os lados porque há um desequilíbrio entre a carga das partículas de café e o moedor. Essas cargas fazem com que as partículas e o moedor se comportem como dois ímãs com os pólos norte voltados um para o outro: eles se repelem. Quanto mais água houver no ar, mais condutivo ele é – é por isso que você deve ter notado que a moagem fica mais estática durante os meses mais secos. Ao adicionar um pouco de água, tornamos o ambiente dentro do moedor mais condutivo, o que permite que as cargas estáticas fluam e se dissipem, evitando assim que essas partículas voem pela sua bancada.
Vamos falar de precauções. Use o mínimo de água, assim como recomendamos. Embora os moedores possam lidar com um pouco de umidade sem danificar ou enferrujar, eles não são grandes fãs do material. Aposte no que é seguro e use o mínimo de água possível para produzir os efeitos mais benéficos.
Além disso, a técnica de gotículas de Ross só deve ser usada em dosagem única e a água sempre deve ser adicionada imediatamente antes da moagem. Deixar os grãos em contato com a água por qualquer período de tempo resultará na quebra dos compostos internos, o que significa que eles não terão um sabor tão bom quando você for prepará-los. Essa técnica pode ser usada para café espresso, desde que de dose única, o que significa que não se deve jogar água nos grãos que ficam na cúpula do moinho e para métodos de preparo, uma vez que vamos dosar os grãos, assim você pode usar o RDT para reduzir a estática.
Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos, e depois de testar, conte nos comentários a sua experiência.
0 comentários