Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato
Como bons apreciadores de um excelente café, estamos sempre em busca dos melhores grãos, a melhor torra, a moagem correta, aquele aroma de café fresquinho, mas já parou para pensar na qualidade da embalagem do seu café especial e o quanto ela pode ser um diferencial para manter os melhores atributos de aroma e sabor do seu café?
Existem características especiais que as embalagens de café especial precisam ter, como pacotes laminados com barreiras de proteção para luz, umidade e entrada de ar, ao mesmo tempo precisam liberar os gases provenientes da torra fresca e é sobre esse processo que vamos falar hoje, da válvula desgaseificadora.
Mas qual o benefício de usá-la nas embalagens?
A quem ache que ele serve para sentir o aroma do café, o que também é verdade, podemos degustar o cheirinho do café sem abrir a embalagem, outros acreditam que seja um defeito na embalagem. A grande verdade é que ela é uma válvula desgaseificadora, os gases contidos na embalagem têm sua origem no próprio produto pela exalação de CO². Os cafés verdes, quando passam pelo processo de torrefação, reagem com o açúcar soltando algumas substâncias voláteis, como o gás carbônico (CO2). Essa liberação de gases pode acontecer por até 14 dias, período em que os grãos acabam perdendo seu frescor, ou devido ao ar atmosférico que permanece na embalagem durante processo de selagem. Esses gases causam a deterioração do produto armazenado ou o “estufamento” da embalagem e compromete a aparência e a integridade da embalagem tanto no transporte quanto no armazenamento.
Por isso, a importância da válvula desgaseificadora, que sendo uma tecnologia unidirecional, impede a entrada de oxigênio na embalagem, retardando o processo de oxidação e perda de propriedades importantes como cheiro e sabor.
A válvula desgaseificadora é um recurso que traz proteção para os grãos e conveniência para a indústria de cafés, garantindo uma entrega de excelência. Os produtos saem frescos e chegam aos consumidores o mais preservado possível.
Assim que a embalagem é aberta, a corrida contra o tempo volta a acontecer e o café vai perdendo suas características. Para minimizar esse efeito, é recomendado manter o produto dentro da própria embalagem e a embalagem dentro de um pote escuro, hermeticamente fechado e ao abrigo da luz. Inclusive já falamos aqui sobre a melhor maneira de armazenar seu café depois de aberto, vale a leitura.
No próximo mês, ao receber seu café e encontrar a válvula desgaseificadora nas embalagens da Cafés do Brasil Club lembre-se da sua importância no conjunto para preservar os sabores e aromas por mais tempo, pois nossa missão é sempre entregar a melhor experiência todo o mês.
0 comentários