Brindes em todas as assinaturas

Frete gratis acima de R$199 na loja

Brindes em todas as assinaturas

Frete gratis acima de R$199 na loja

E como é feita a torra?

por | ago 1, 2022 | Curiosidades | 2 Comentários

Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato

O objetivo da torra é “assar” os grãos de café em grão cru até caramelizar os açucares, em um equipamento chamado torrador, que utiliza injeção de ar quente.

A torra é uma etapa muito importante, que influencia diretamente na qualidade da bebida. O calor desencadeia diversas reações químicas no grão:

  • Os amidos viram açúcares
  • Ácidos são eliminados e outros são formados
  • Moléculas de proteínas são quebradas
  • Óleos como o cafeol atingem a superfície do grão
  • Água é evaporada
  • Dióxido de carbono é perdido
  • Substâncias voláteis são liberadas, aromatizando o grão
  • Degradação da parede celular dos grãos

E como funciona o processo de torra?

O café cru deve ter a umidade entre 11% e 12% e é colocado em um funil na parte de cima da máquina. Quanto menor a quantidade, maior é a precisão. Então, quando o assunto é café especial, costuma-se torrar de três a dez quilos por vez.

A máquina possui um painel que indica a temperatura interna do tambor, do ar e dos grãos.

Como o café está na temperatura ambiente, o tambor inicialmente se esfria enquanto os grãos começam a absorver calor. Cada minuto deve ser acompanhado para se ter o café perfeito no final. Em média, a cada minuto, a temperatura dos grãos sobe 10°C.

Esse processo, que dura de sete a quinze minutos e varia a temperatura dos grãos de 180°C a 240°C, apresenta três fases principais: a Pirólise, a Caramelização e a Finalização.

Torra                      

Entenda cada um desses processos:

Pirólise

É a fase na qual os grãos perdem umidade e massa. É nela que se trabalha o corpo da bebida, e os grãos passam da cor verde para amarelo.

A sacarose começa a se transformar em glicose e frutose, carboidratos e aminoácidos se degradam: essa é a Reação Maillard – e ela faz toda a diferença para a etapa seguinte.

Caramelização

Com os grãos entre 170°C e 190°C, acontece a fase da doçura. Nesse momento, os açúcares e óleos essenciais do café começam a ir para a parte exterior do grão e é por isso que a cor fica marrom (lembra da calda do nosso pudim? Aqui o açúcar se transforma em caramelo).

Durante a Caramelização acontece o Primeiro Crack, que é o momento em que os grãos se expandem devido à pressão interna e se abre uma rachadura no meio. O Segundo Crack é audível como o som de uma pipoca estourando e indica que o café já está quase pronto.

O profissional de Torra tem que ter todos os sentidos bem apurados para perceber o aroma do café, ouvir os “cracks” e acompanhar a mudança de cor.

Finalização

O momento da Finalização é logo após o Segundo Crack, quando ter o timing perfeito faz toda a diferença. Nessa etapa se trabalha a acidez da bebida; quanto antes o café for tirado do torrador, mais ácido será no resultado final.

Os grãos são despejados para fora da máquina sobre uma chapa de metal cilíndrica com furinhos, para que a ventilação resfrie o café. Hastes parecidas com pás ficam girando para que o ar flua pelo café. Depois disso o café precisa “descansar”.

Além de um profissional bem preparado, há muita tecnologia envolvida na torra, como softwares que fazem a curva de torra, que indica a temperatura, acidez e doçura dos grãos minuto a minuto, formando um gráfico. Por meio dela, se pode criar padrões replicáveis de torra para manter a qualidade da bebida final.

                           

Por todos esses motivos, a torra é considerada uma ciência e é levada muito a sério aqui na Cafés do Brasil Club. Se você quer ter uma experiência de qualidade, assine o clube e receba todos os meses cafés selecionados de diferentes regiões, sensoriais e produtores. Cada mês uma experiência diferente no conforto da sua casa.

 

 

2 Comentários

  1. Letícia Santana santos

    Nunca provei tem amostra grátis

    Responder
    • Lidiane

      Oi Letícia, você conhece nossa loja, lá temos café de todos os perfis sensoriais, com torras pensadas na qualidade de cada café e assim, vivenciar uma deliciosa experiência!
      https://cafesdobrasilclub.com.br/loja/

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes do Blog

Café Limpo: Combustível natural para seu cérebro

O termo "limpo" sugere que o café é de alta qualidade, produzido com métodos que preservam seus benefícios naturais. Descubra os efeitos poderosos do café em nosso cérebro, podendo melhorar significativamente nossa rotina diária. Vamos explorar como o café limpo age...

Independência e Tradição: O Brasil na sua Xícara

Neste 7 de setembro, comemoramos não apenas a independência do Brasil, mas também a independência dos nossos pequenos e grandes produtores, que, com paixão e dedicação, entregam o melhor café possível. Cada lote é cuidadosamente escolhido, cada história contada com...

Quentão no dia de São João, mas claro que tem café!

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato   Quentão combina com café? Claro que a gente foi testar a receita e acredite, deu muito certo! Hoje, dia 24 de junho, comemora-se o dia de São João. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são...

A técnica Tetsu ou 4:6 do método V60

Texto: Lidiane Moura   Se você pesquisar V60 no Google, logo aparecem temas abordando a técnica Tetsu ou método 4:6. Essa técnica foi criada por Tetsu Kasuya que se tornou o primeiro asiático a vencer o World Brewers Cup , em 2016. O sucesso foi tanto que em...

O que faz um café ser especial?

Texto: Lidiane Moura Será que só de olhar para um pé de café dá para saber se ele é especial ou não? A resposta é não. O café é um fruto e como tal, em seu pé existem os frutos que estão maduros, os que estão verdes, os que já passaram do ponto, chamados passas ou...

Explorando o doce sabor do Café Honey

Texto: Lidiane   Na edição de maio de 2024, nossos assinantes estarão recebendo um café de processamento Honey, mas afinal, você sabe como funciona esse processamento? Já adianto, preparem suas xícaras e se preparem para uma viagem sensorial pelo mundo fascinante...

Você sabe o que é “ratio” no universo dos cafés?

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato Se você está iniciando no universo do café agora ou já tem um tempo de caminhada, certamente já ouviu falar de “ratio”, que nada mais é que uma importante variável utilizada para adquirir uma padronização e uma busca pelo...

Smoothie de café

Texto: Lidiane Moura Foto: Charone Borato O café é uma daquelas bebidas que desperta paixões e opiniões - ou você ama, ou odeia. Presente nas manhãs de bilhões de pessoas ao redor do mundo, o café é considerado o estimulante mais popular. Não há sensação melhor do que...

Descobrindo novas formas de tomar café: gelado com nitrogênio

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato No dia que comemoramos o descobrimento do Brasil, não poderíamos deixar de trazer novos descobrimentos sobre as maneiras de apreciar o café e dessa vez é o café resfriado com nitrogênio. Café resfriado com nitrogênio, você já...