Afinal, como usar a roda de sabores e aromas do café?

por | jul 18, 2022 | Curiosidades | 2 Comentários

Texto: Lidiane Moura

O café especial pode apresentar inúmeras notas sensoriais, mas a dúvida que sempre aparece é, como descrever tantas notas e sabores e como padronizá-los para diferentes culturas e línguas, afinal o café é produzido em mais de 60 países.

Foi pensando nisso que nasceu a roda dos sabores e aromas do café (Coffee Taster’s Flavor Wheel), encomendada pela SCA (Specialty Coffee Association) e fruto do trabalho de vários profissionais envolvidos, em 1995 nascia a ferramenta que padronizaria termos técnicos de avaliação e facilitaria as negociações/preços de cafés especiais no mundo todo. A Roda dos Aromas e Sabores se organizava em:

  • Aroma
    • De natureza enzimática
    • Caramelização de açúcares
    • Destilação seca (cheiros mais carbonados, apimentados ou de resina)

 

  • Paladar
    • Frutados
    • Floral
    • Doçura
    • Amendoado
    • Especiarias
    • Torrado
    • Verde
    • Adstringente
    • Outros – sabor químico e outros desagradáveis.

 

Anos se passaram e o conhecimento e pesquisa dedicados ao café evoluíram bastante. Foi por isso que a SCA decidiu investir em uma atualização da metodologia. Em 2016, depois de mais de três anos de estudos e trabalhos, surgiu a nova Roda dos sabores e aromas do café. A atualização da Roda dos Aromas e Sabores não inclui apenas mudanças do layout, conta também com a adição de 110 novos sabores (a versão antiga tinha apenas com 52). São nove categorias de base, 16 grupos e 86 atributos para avaliar o café.

 

E como usar a roda?

 

A identificação sensorial acontece do centro para fora, veja a imagem:

Afinal, como usar a roda de sabores e aromas do café?

 

Primeiramente ao colocar o café na boca avaliamos se ele é bom ou ruim, em seguida qual sabor ele te lembra? Nesse caso, identificamos na roda (1), dentre os nove grupos de base, se ele é doce, floral ou frutado, por exemplo. Depois avaliamos, se for frutado, trata-se de frutas vermelhas, frutas secas, outras frutas ou frutas cítricas (2)? E por último, identificamos de uma forma mais específica, qual fruta (3).

Identificar todos esses sabores não é tarefa fácil, é preciso muito treino, pois nossa memória gustativa e olfativa precisa estar apurada.

Para iniciar sua experiência, sugerimos que ao tomar seu café, comece pela descrição que está na embalagem, se constar que o café é doce, possui notas de mel, rapadura, por exemplo, cheire esses alimentos antes, compare com o aroma do seu café, depois coloque na boca e sinta se há alguma semelhança. A mesma coisa com as frutas, sinta o cheiro, coloque na boca e verifique se aproxima das notas encontradas no café, assim você vai aumentando seu leque de memória olfativa e gustativa e vai tornando cada vez mais fácil e deliciosa essa experiência de identificar as notas sensoriais do seu café.

Gostou do conteúdo? Que tal começar sua viagem pelo mundo sensorial dos cafés especiais? A Cafés do Brasil Club pode te ajudar, todos os meses selecionamos os melhores grãos e enviamos no conforto da sua casa, tudo por um preço bem acessível. Clique aqui e conheça nossos planos.

 

 

 

 

2 Comentários

  1. "oppna binance-konto

    Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

    Responder
    • Letícia de Vasconcelos

      We are glad to help! All available content is visible on our blog page ☕️

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes do Blog

Double Caxambu da Ucha: um café raro que homenageia as mulheres

Em celebração ao Mês das Mulheres, o Cafés do Brasil Club apresenta o Double Caxambu, uma edição rara e irrepetível produzida por Carmen Lúcia (Ucha), presidente da BSCA e líder da Fazenda Caxambu.

Esse café pontuado em 87 pontos reflete a força e delicadeza das mulheres na cafeicultura, trazendo um perfil sensorial sofisticado com notas florais, frutas cítricas, milho doce e mel.

Com um processo exclusivo, o Double Caxambu combina técnicas como Honey Coffee, fermentação anaeróbica e Fully Washed, resultando em um café limpo, vibrante e inesquecível.

Mais do que um café, essa edição é um tributo às mulheres que cultivam, transformam e inspiram a cafeicultura brasileira e mundial.

📌 Edição limitada – uma safra que não se repetirá!

👉 Leia mais e descubra essa homenagem na xícara! ☕💛

O café Fake está nas prateleiras do supermercado! CUIDADO!

O mercado brasileiro está sendo invadido pelos cafés fake, produtos que parecem café, mas são compostos por folhas, cascas de árvore e subprodutos, sem grãos de café verdadeiros. Essa fraude se tornou uma concorrente direta do café extraforte tradicional, que já utilizava a torra carbonizada para mascarar impurezas. Agora, a situação piorou com a venda de produtos que quase não contêm café.

Café Moca: Anomalia ou tesouro?

Descubra o que faz essa variedade que antes foi classificada como anomalia ser um tesouro na sua xícara.   O Que é o Café Moca? O Café Moca é uma das variedades mais intrigantes do mundo dos cafés. Ele é conhecido pelos grãos únicos, geralmente menores e...

Café Limpo: Combustível natural para seu cérebro

O termo "limpo" sugere que o café é de alta qualidade, produzido com métodos que preservam seus benefícios naturais. Descubra os efeitos poderosos do café em nosso cérebro, podendo melhorar significativamente nossa rotina diária. Vamos explorar como o café limpo age...

Independência e Tradição: O Brasil na sua Xícara

Neste 7 de setembro, comemoramos não apenas a independência do Brasil, mas também a independência dos nossos pequenos e grandes produtores, que, com paixão e dedicação, entregam o melhor café possível. Cada lote é cuidadosamente escolhido, cada história contada com...

Quentão no dia de São João, mas claro que tem café!

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato   Quentão combina com café? Claro que a gente foi testar a receita e acredite, deu muito certo! Hoje, dia 24 de junho, comemora-se o dia de São João. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são...