Café com algodão doce

por | jan 9, 2023 | Receitas | 0 Comentários

Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato

Esse café com algodão doce viralizou nas redes, com fotos pra lá de instagramáveis. Criado pela Mellower Coffee, estabelecimento em Xangai, na China, a ideia é que o algodão doce ao “derreter” adoce a bebida.

E existe uma explicação científica para o experimento:

“A chamada sweet little rain consiste em uma xícara de café sobre a qual é pendurado um algodão‐doce, material rico em sacarose, o que passa a impressão de existir uma nuvem pairando sobre o café (…). O café quente é então adicionado na xícara e, passado um tempo, gotículas começam a pingar sobre a bebida, simulando uma chuva doce e reconfortante. O vapor de água encontra o algodão‐doce e solubiliza a sacarose, que goteja na forma de uma solução de sacarose em água.”

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/11/explicacao-cientifica-por-tras-do-cafe-com-algodao-doce-que-caiu-na-fuvest.html

café com algodão doce 

Como é possível observar na foto acima, a invenção consiste em uma xícara de café quente posicionada embaixo de uma “nuvem” de algodão doce, que está suspensa no ar graças a um suporte de metal. O nosso foi desenvolvido exclusivamente por um funcionário da Cafés do Brasil Club que, diga-se de passagem, é um artista, e ficou lindo!

O aparato funciona porque, quando as moléculas de água evaporam a partir da xícara de café, elas entram em contato com o açúcar do algodão doce, que está mais frio. Isso faz com que a água condense e, então, dissolva a sacarose, cuja solubilidade é de 1,97 kg/L de água a 20ºC.

Dessa forma, quando a mistura de água e açúcar pinga na xícara, por conta da força da gravidade, ela entra em contato com o café, adoçando a bebida. Todo esse processo resulta em um café docinho.

Como fazer o café com algodão doce?

Tudo o que você vai precisar é de uma xícara de café coado e um algodão doce. Aqui, usamos o nosso café da edição de dezembro, da Fazenda Douradinho, um café 100% arábica, processamento natural, da região Alto do Paranaíba. Sabor frutado de pêssego, damasco e papaia, floral de flor de laranjeira, açúcar mascavo, própolis e melaço. Fizemos na V60, de forma lenta, prolongando a extração a fim de destacar a doçura do café.

O resultado? uma baguncinha (xícara e mesa bem melados), um café não tão doce, conforme tínhamos imaginado. Mas para quem não abre mão do açúcar, essa forma de tomar café vai agradar e muito! Nós aqui, ainda preferimos nosso café sem açúcar, valorizando sua doçura natural. Mas nada como viver experiências, não é mesmo?

Se você fizer essa brincadeira aí na sua casa, com gosto de infância, tira uma foto, comenta o que achou e marca a gente.

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes do Blog

Double Caxambu da Ucha: um café raro que homenageia as mulheres

Em celebração ao Mês das Mulheres, o Cafés do Brasil Club apresenta o Double Caxambu, uma edição rara e irrepetível produzida por Carmen Lúcia (Ucha), presidente da BSCA e líder da Fazenda Caxambu.

Esse café pontuado em 87 pontos reflete a força e delicadeza das mulheres na cafeicultura, trazendo um perfil sensorial sofisticado com notas florais, frutas cítricas, milho doce e mel.

Com um processo exclusivo, o Double Caxambu combina técnicas como Honey Coffee, fermentação anaeróbica e Fully Washed, resultando em um café limpo, vibrante e inesquecível.

Mais do que um café, essa edição é um tributo às mulheres que cultivam, transformam e inspiram a cafeicultura brasileira e mundial.

📌 Edição limitada – uma safra que não se repetirá!

👉 Leia mais e descubra essa homenagem na xícara! ☕💛

O café Fake está nas prateleiras do supermercado! CUIDADO!

O mercado brasileiro está sendo invadido pelos cafés fake, produtos que parecem café, mas são compostos por folhas, cascas de árvore e subprodutos, sem grãos de café verdadeiros. Essa fraude se tornou uma concorrente direta do café extraforte tradicional, que já utilizava a torra carbonizada para mascarar impurezas. Agora, a situação piorou com a venda de produtos que quase não contêm café.

Café Moca: Anomalia ou tesouro?

Descubra o que faz essa variedade que antes foi classificada como anomalia ser um tesouro na sua xícara.   O Que é o Café Moca? O Café Moca é uma das variedades mais intrigantes do mundo dos cafés. Ele é conhecido pelos grãos únicos, geralmente menores e...

Café Limpo: Combustível natural para seu cérebro

O termo "limpo" sugere que o café é de alta qualidade, produzido com métodos que preservam seus benefícios naturais. Descubra os efeitos poderosos do café em nosso cérebro, podendo melhorar significativamente nossa rotina diária. Vamos explorar como o café limpo age...

Independência e Tradição: O Brasil na sua Xícara

Neste 7 de setembro, comemoramos não apenas a independência do Brasil, mas também a independência dos nossos pequenos e grandes produtores, que, com paixão e dedicação, entregam o melhor café possível. Cada lote é cuidadosamente escolhido, cada história contada com...

Quentão no dia de São João, mas claro que tem café!

Texto: Lidiane Moura Fotos: Charone Borato   Quentão combina com café? Claro que a gente foi testar a receita e acredite, deu muito certo! Hoje, dia 24 de junho, comemora-se o dia de São João. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são...