Texto: Lidiane Moura
Fotos: Charone Borato
A mistura de café com leite é de longa data e é conhecido em todo o mundo. Suas variações são muitas e mudam de uma cultura para a outra, mas não há dúvidas de que é bastante apreciada em todas.
Apresentaremos 5 formas simples e saborosas de replicar as receitas típicas e mais familiares das grandes cafeterias na sua casa.
Mas antes, vamos conhecer o que compõe cada uma:
Café com leite ou caffè latte
Trata-se do café filtrado com leite aquecido ou fervido. Também pode apresentar-se como café espresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite.
Cappuccino
O verdadeiro cappuccino apresenta 1/3 de espresso, 1/3 de leite vaporizado, 1/3 de espuma de leite, na xícara de 150 a 180 ml. A espuma do cappuccino deve ser densa e cremosa, com temperatura de no máximo 60º para se tomar em goles. No Brasil, há o hábito de acrescentar canela ou chocolate.
Mocha
Drink que conta com uma calda de chocolate (ou alguma preparação de chocolate, como ganache, brigadeiro, cremes), leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de espresso. A mistura pode ser tri-fásica ou uma mistura de café com a calda de chocolate com a crema do leite por cima. Pode também ser conhecido pelo nome de Mocaccino, termo utilizado e criado por uma rede de cafeterias internacional.
Macchiato
Geralmente é servido na xícara de espresso e consiste em um espresso “manchado” com a crema/espuma do leite. No Brasil, é conhecido também como “café com espuminha”. Muitos preferem tomar essa bebida, pois a crema do leite quebra um pouco o sabor intenso do espresso.
Café com Panna
Muito comum na Itália, este café conta com a Panna (creme de leite fresco batido ou feito na coqueteleira). Considerando que alguns estados brasileiros não permitem a comercialização de leite fresco, apenas pasteurizado, muitas cafeterias substituem a Panna por chantilly.
Agora vamos ao que interessa; como fazer essas receitas em casa, usando utensílios mais simples?
O que você vai precisar:
- Prensa Francesa, ou um espumador de leite, ou um mini mixer para fazer a cremosidade do leite;
- Café coado mais concentrado, ou feito na moka italiana, ou um espresso (pode ser de cápsula também);
- O café precisa ser de qualidade para que o resultado seja agradável;
- O leite também precisa ser de qualidade, de preferência integral por possuir um maior nível de gordura e com isso conseguirmos uma maior cremosidade;
- Uma coqueteleira e uma mola misturadora;
- Um creme de leite fresco (caso queira fazer o café com panna).
Vamos as receitas?
Café com leite ou Caffè Latte:
Para essa receita vamos precisar de 120ml de leite morno para quente.
Na prensa francesa ou no espumador de leite, vamos fazer movimentos para cima e para baixo com o êmbolo, aqui a intenção é criar um pouco de espuma, porque diferente do cappuccino, a espuma do latte é mais fina. Você pode bater com o mini mixer até obter o resultado desejado.
Faça seu café, do jeito que mais gosta, coado, espresso, ou infusão, só se atente para que seja mais concentrado porque se não ficará com mais gosto de leite.
Agora é só despejar o café em uma xícara, depois o leite e por fim, uma fina camada de espuma. Se ajudar, pode colocar com uma colher.
Cappuccino
Aqui, para o cappuccino as instruções são as mesmas do café com leite, a única coisa que difere é a quantidade de espuma. Por isso vamos usar a prensa francesa ou o espumador de leite com mais vigor, conseguindo assim uma espuma mais densa e cremosa.
Coloque o café na xícara, lembre-se de medir a quantidade certa, se a xícara é de 150ml, usaremos, 50ml de café, 50ml de leite e 50ml de espuma do leite. Se quiser abrasileirar seu cappuccino, pode salpicar canela e chocolate em pó, fica uma delícia também!
Mocha
Para o mocha vamos fazer o leite da mesma forma do cappuccino, o que vai mudar aqui é a montagem.
Em uma xícara, coloque a calda de chocolate ou, a ganache, ou o brigadeiro no fundo da xícara. Adicione o leite com bastante espuma e finalize com o café, se possível despeje o café com o auxílio de uma colher, use a parte de trás da colher para despejar o café e assim ele cair aos poucos, com isso será possível criar o efeito de três cores.
Macchiato
Para o macchiato podemos fazer com pouco leite, 50ml são suficientes, porém se sua prensa ou espumador forem maiores, talvez precise colocar um pouco mais para dar contato. Aqui queremos bastante espuma, afinal, macchiato em italiano significa “marcado”, o que quer dizer que nosso café será marcado com a espuma do leite.
Na xícara coloque seu café, espresso ou coado, adicione a espuma do leite e se delicie.
Café com Panna
Para um sabor mais elegante, sugiro o creme de leite fresco, hoje é possível encontrar boas opções no mercado. Você pode bater na coqueteleira com a mola misturadora, ou na batedeira, fica a critério. O importante é chegarmos na consistência de chantilly. Caso você queira, pode usar chantilly, desses que já vem pronto também.
Eu gosto dessa combinação com o espresso, mas fique a vontade para usar o seu café preferido. Coloque o café na xícara e depois adicione o chantilly.
Agora que você aprendeu algumas técnicas fáceis para fazer algumas receitas de cafeteria na sua casa, que tal replicar as receitas e marcar a @cafesdobrasilclub?
0 comentários